Secretário de Saúde do Recife tenta manobra para que investigação saia da Justiça Federal para a Estadual

Secretário de Saúde do Recife tenta manobra para que investigação saia da Justiça Federal para a Estadual

O Blog de Noélia Brito noticiou que o Secretário de Saúde do Recife protocolou um pedido à juíza da 36° Vara Federal, Carolina Malta, para que o processo que apura as possíveis irregularidades e ilegalidades na compra de 500 respiradores seja transferido para o âmbito da Justiça Estadual.

“Não é a primeira vez que investigados ligados às gestões do PSB, em Pernambuco, utilizam-se desse tipo de argumento para fugirem do crivo das autoridades federais e após uma Operação da Polícia Federal. O próprio prefeito Geraldo Julio, chefe de Jailson Correia, conseguiu que o Superior Tribunal de Justiça encaminhasse o inquérito da Arena Pernambuco para a Justiça Estadual e ainda conseguiu que o processo ficasse no Tribunal de Justiça de Pernambuco, a cargo de um desembargador, alegando foro privilegiado de Prefeito, apesar dos fatos investigados terem ocorrido quando este era Secretário de Estado.”, denunciou Noélia Brito.

Entenda

A Prefeitura do Recife tem sido alvo do Ministério Público Federal, do Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e da Polícia Federal por firmar um contrato de R$ 11 Milhões com uma microempresa do interior de São Paulo do ramo de pet shop para o fornecimento de 500 respiradores que seriam utilizados no combate ao Covid-19. Os respiradores não tem certificado da Anvisa e foram testados apenas em porcos. Além disso, a compra havia sido feita em regime de urgência através de dispensa de licitação.