Perfil Eleição do Recife 2020: Alberto Feitosa

Perfil Eleição do Recife 2020: Alberto Feitosa

Alberto Feitosa (PSC) é o primeiro pré-candidato analisado na série do Pernambuco em Pauta que irá abordar o perfil de todos os pré-candidatos postos até o momento para a Prefeitura do Recife.

Alberto Feitosa é tenente-coronel aposentado da Polícia Militar de Pernambuco. Foi superintendente do Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre entre 2003 e 2006. Após isso, foi eleito Deputado Estadual em sua primeira disputa eleitoral em 2006, quando ainda estava no Solidariedade.

Ainda no primeiro mandato, Alberto Feitosa foi vice-líder do Governo Eduardo Campos na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A partir de 2010, após sua segunda eleição, foi convidado por Eduardo Campos para ser secretário de Turismo do Estado de Pernambuco. Já em 2014, após a terceira reeleição, passou a ser secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife na gestão de Geraldo Julio.

Em 2018, Alberto Feitosa deixou o comando da secretaria da Prefeitura do Recife e voltou a ser deputado. Tendo perdido espaço junto ao PSB, passou a mirar no crescente eleitorado de direita e apoiou Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.

Após passar a criticar o Governo Paulo Câmara em 2020 e manifestar sua intenção de ser candidato a prefeito do Recife, Feitosa foi expulso do Solidariedade e desembarcou da base do PSB pela primeira vez desde que fora eleito.

Em Abril de 2020, Alberto Feitosa passou a a integrar o PSC e em junho recebeu o apoio do deputado Pastor Eurico (Patriotas).

Apesar de já ter uma trajetória na Política, Alberto Feitosa chegou à oposição ao PSB apenas em 2020 e nunca disputou uma eleição majoritária. Também falta indicativos de que teria a capacidade de unir as pré-candidaturas de oposição, tendo em vista que nomes com mais peso e história na oposição estadual se colocaram no jogo para disputar a Prefeitura do Recife.

Pontos Positivos

  1. Tem experiência em gestão pública.
  2. Apoiou Jair Bolsonaro em 2018.
  3. Tem o apoio do Pastor Eurico e da família Ferreira.

Pontos Negativos

  1. Fez parte da base do PSB por 12 anos.
  2. Está na oposição há poucos meses.
  3. Nunca disputou uma eleição majoritária.