Bolsonaro tem a maior aprovação desde que assumiu o mandato, diz Datafolha

Bolsonaro tem a maior aprovação desde que assumiu o mandato, diz Datafolha

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha e publicada no site da Folha de São Paulo mostrou que o presidente Jair Bolsonaro atingiu a maior aprovação desde que assumiu o mandato.

Enquanto em junho o índice de pessoas que consideravam o governo bom ou ótimo era 32%, na pesquisa atual, feita em agosto, a avaliação boa ou ótima subiu para 37% em todo o país. A maior aprovação que Bolsonaro havia atingido até então era de 33% em abril e maio de 2020.

Já o percentual de pessoas que considera o governo regular subiu de 23%, em junho, para 27% em agosto.

A avaliação do presidente é maior entre os homens. 42% consideram o governo bom/ótimo. Já entre homens e mulheres entre 35 e 44 anos, esse índice de aprovação sobe para 45%.

Nas regiões Sul, Centro-oeste e Norte a aprovação é de 42%. Mas foi no Nordeste que o governo teve o maior crescimento percentual, já que o índice de pessoas que consideram o governo ruim/péssimo na região caiu de 52% para 35%, enquanto o índice de pessoas que consideram o governo bom/ótimo subiu de 27% para 33%.

Sua rejeição também caiu em todo o Brasil. Enquanto em junho 44% das pessoas consideravam o governo ruim/péssimo, em agosto esse índice caiu 10%, tendo passado para 34%.

A melhora no índice de popularidade é atribuída ao sucesso do auxílio emergencial e à adoção de um tom mais protocolar no discurso.

Avaliação do governo no Brasil

Ótimo ou bom — 37%

Regular — 27%

Ruim ou péssimo — 34%

Por conta da pandemia, o Instituto Datafolha entrevistou as pessoas por telefone, tendo questionado 2.065 pessoas nos dias 11 e 12 de agosto.

Foto: EBC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram