Crescimento da popularidade de Bolsonaro fortalece Mendonça no Recife

Crescimento da popularidade de Bolsonaro fortalece Mendonça no Recife

O presidente da República Jair Bolsonaro atingiu, nesse mês de agosto, o maior índice de aprovação desde que assumiu o mandato em 2019, segundo pesquisa do Instituto Datafolha.

Bolsonaro chegou à marca de 37% de pessoas em todo o Brasil que consideram o seu governo Bom ou Ótimo, enquanto 27% consideram Regular e 34% consideram Ruim ou Péssimo.

O maior crescimento de popularidade do presidente se deu na região Nordeste. Em junho, o presidente tinha a rejeição de 52% das pessoas, que caiu para 35% em agosto. Enquanto isso, o índice de pessoas que considera o governo Bom ou Ótimo subiu de 27% para 33% na região.

Outra pesquisa, feita pelo Instituto Conectar, mostrou que o ex-ministro Mendonça Filho é o pré-candidato a prefeito mais associado pelo eleitorado do Recife ao presidente Jair Bolsonaro, recebendo 32% das indicações dos entrevistados. Esse número pode subir caso Mendonça Filho e Daniel Coelho cheguem a um entendimento por uma candidatura única no Recife, já que Daniel vem em segundo, com a indicação de 16% dos entrevistados.

Além disso, a terceira colocada na pesquisa do Instituto Conectar, Patrícia Domingos, afastou-se espontaneamente do eleitorado bolsonarista após o rompimento de Sérgio Moro com o governo, deixando o espaço vago para outros pré-candidatos.

Mendonça também é o pré-candidato no Recife com maior trânsito entre os ministros do Governo Bolsonaro, tendo amizade com quase uma dezena. Nas duas últimas semanas, reuniu-se com quatro ministros, André Mendonça, da Justiça e Segurança Pública, Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, Fábio Faria, das comunicações, além de Tarcísio Freitas, da Infraestrutura.

Caso o nome de Mendonça se cristalize como o nome da oposição no Recife, poderá levar a maior parte do eleitorado bolsonarista na capital, o que é o suficiente para que chegue ao segundo turno. Sendo assim, o crescimento de Bolsonaro no Nordeste favorece muito Mendonça Filho no Recife.

*O Instituto Datafolha entrevistou as pessoas por telefone, tendo questionado 2.065 pessoas nos dias 11 e 12 de agosto. Já a pesquisa do Instituto Conectar foi realizada entre os dias 1 e 3 de agosto de 2020. Foram realizadas 800 entrevistas com eleitores de Recife, consequentemente, a margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais apresentados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo DEMOCRATAS – DIRETORIO NACIONAL. A pesquisa foi registrada sob o número: PE-05458/2020.

Foto: divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram