Por que um liquidificador amarelo quebrado incomoda o PSB?

Por que um liquidificador amarelo quebrado incomoda o PSB?

O PSB entrou com um pedido na Justiça Eleitoral para que a coligação de Mendonça Filho (DEM) fosse obrigada a tirar do ar uma propaganda eleitoral que mostra um liquidificador quebrado e que precisa ser trocado. A Justiça Eleitoral negou o pedido. Mas o que essa tentativa de censura revela sobre o PSB de Pernambuco?

O Partido Socialista Brasileiro já governa Pernambuco há quase 12 anos ininterruptos e comanda a Prefeitura do Recife há oito, tendo governado o estado em outra ocasião através de Miguel Arraes. As sucessivas vitórias criaram uma imagem de invencibilidade que parece ter convencido os socialistas. Precatórios, Arena da Copa, Casa de Farinha, Covidão do Recife, nada parece abalar a dominância do PSB no estado.

O PSB já estabeleceu o maior período de dominância de um grupo político em Pernambuco desde a Proclamação da República. Porém, os socialistas sabem que nenhum partido se mantém no poder para sempre.

A exemplo do PT, que temia sair do poder, perdendo toda a sua estrutura de sustentação, e ter dificuldades para voltar, como está tento, o PSB também teria sérias dificuldades para voltar ao poder caso um grupo opositor mostrasse um trabalho melhor à frente da capital e do estado. E é justamente essa perspectiva que o comercial mostra.

Após uma derrota na capital e outra no estado, o PSB ficaria sem seu batalhão de comissionados, sem recursos, com muito menos deputados e vereadores ao seu lado e precisaria de mitos familiares, muito mais enfraquecidos, para voltar ao poder.

Como a perspectiva de derrota é apocalíptica para o PSB, que desmoronaria como um castelo de cartas, eles acreditam que vale tudo para se manter no poder.

A tentativa de censura de um comercial relativamente inofensivo é apenas um exemplo, mas muita coisa pior pode acontecer nessa eleição.

Foto: divulgação/Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *