Mendonça diz que canal no Coque é o Recife real que João Campos esconde na propaganda

Mendonça diz que canal no Coque é o Recife real que João Campos esconde na propaganda

O candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho, visitou a comunidade de Areinha, no Coque, nesta sexta-feira (16) e criticou as gestões do PSB pelo descaso com a falta de saneamento básico nas áreas mais pobres do Recife. No local, o democrata observou as obras atrasadas do canal do Ibiporã, que causam sofrimento às famílias. “Essa obra é a a marca das gestões do PSB. É um descaso com a cidade e com as pessoas. É o Recife real que a propaganda de João esconde”, provocou.

Mendonça disse, ainda, que o candidato do PSB votou contra o marco do saneamento, contribuindo para perpetua a situação desumana da população mais pobres que não tem saneamento. Mendonça garantiu à população de Areinha que essa situação vai mudar. “Vamos trabalhar pelos mais pobres, cuidar das pessoas e buscar recursos no Governo Federal para tirar Recife da situação vergonhosa de ter quase 60% da população sem acesso a saneamento”, afirmou. 

A obra do canal do Ibiporã é uma luta antiga dos moradores. Em 2013, a prefeitura anunciou o início dos trabalhos de revestimento do canal que duraria um ano e beneficiaria 48 mil famílias. O valor do investimento foi de R$ 18 milhões. Em 2015, foi iniciada outro trecho do canal, mas o projeto nunca foi concluído.

O canal liga a estação do metrô Joana Bezerra ao mangue e a obra evitaria o despejo de esgoto e lixo no local, de onde muitas famílias tiram o sustento com a venda de crustáceos. A comunidade da Areinha, assim como o bairro do Coque, sofre na época das chuvas e maré alta, com a água alagando as casas.

Atualmente, a coleta de esgoto no Recife corresponde a cerca de 43%, bem inferior ao mínimo necessário para atender a população, principalmente nas comunidades mais carentes da periferia da capital. O percentual coloca a capital pernambucana na 75ª posição nessa área entre os 100 maiores municípios do Brasil.  Ao visitar a comunidade na manhã de hoje, Mendonça afirmou que vai intensificar a busca por investimentos nessas áreas para aumentar a oferta de saneamento e reduzir o sofrimento das famílias.

“Essas pessoas estão vivendo em condições degradantes, morando em cima de esgotos e sujeitas a vários tipos de doenças. Na prefeitura, vou buscar recursos e parceiras para que as famílias mais carentes do Recife vivam com mais segurança e dignidade”, disse Mendonça.

Esportes e Lazer – Ainda pela manhã, Mendonça Filho participou de uma sabatina no III Fórum Torcida – Soluções para o Esporte e Lazer do Recife e falou sobre as ações que pretende implementar no segmento quando assumir a gestão municipal. O democrata reiterou que entre suas prioridades estão projetos de incentivo à prática de esportes e lazer bem como investimentos e melhorias em praças, parques e academias públicas, além de áreas esportivas nas comunidades carentes. 

Entre os projetos, Mendonça destacou que vai estimular parcerias entre a prefeitura e a iniciativa privada através da Lei de Incentivo ao Esporte, fomentar os esportes náuticos e apoio atividades olímpicas e paralímpicas. “Vamos resgatar as competições entre ruas e bairros, os campeonatos de futebol nas várzeas, inclusive a modalidade feminina, e recuperar espaços esportivos que estão abandonados e sucateados. O esporte e o lazer dão determinantes para a formação dos jovens, que ficam longes das drogas, e para a terceira idade, nos cuidados para uma saúde melhor”, completou.

Credito: Foto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *