Brasil, Japão e Estados Unidos lançam Diálogo Trilateral

Brasil, Japão e Estados Unidos lançam Diálogo Trilateral

Representantes do Brasil, Japão e Estados Unidos reuniram-se para lançar o Diálogo Trilateral Brasil-EUA-Japão (JUSBE). Na esteira dos tradicionais vínculos que mantêm, baseados em valores compartilhados como liberdade, direitos humanos, democracia e o Estado de Direito, as três nações almejam uma ordem internacional livre e aberta, onde países prosperam lado a lado como Estados soberanos e independentes.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, participou do evento, ocorrido na terça-feira (10), em que foram identificados três pilares como fundamentos do JUSBE: intensificação da coordenação de políticas sobre questões regionais; busca de uma prosperidade econômica compartilhada; e fortalecimento da governança democrática. Considerando que o JUSBE é uma parceria orientada pela obtenção de resultados, diversas ações concretas foram discutidas dentro desses três pilares.

Os três países afirmaram ainda o compromisso em assegurar um ecossistema de redes de comunicações que seja seguro, confiável e vibrante, bem como em desenvolver uma abordagem comum quanto à utilização de redes 5G transparentes, seguras e baseadas na livre e justa concorrência e no primado do direito, em linha com as legislações nacionais, prioridades na formulação de políticas e obrigações internacionais.

“É fundamental que o mundo volte a organizar-se em torno do eixo da liberdade. Estas três grandes democracias terão papel central”, afirma o ministro.


Fonte: Governo Federal. Com informações do Ministério das Relações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *