Oposição na CPI enfraquece após demonstração de força de Bolsonaro

Oposição na CPI enfraquece após demonstração de força de Bolsonaro

Coluna do Diego Lagedo: Quem se informa pela grande mídia pode imaginar que o Governo Bolsonaro está acabado, em crise e com popularidade perto de zero. Os políticos tradicionais costumam levar a opinião da mídia em grande consideração, o que pode ter empolgado os oposicionistas na CPI da Pandemia no Senado. Entretanto, no último sábado, as ruas mostraram o contrário. O presidente Jair Bolsonaro conta com um apoio popular expressivo, que se manifestou emblematicamente no Dia do Trabalho. Enquanto isso, os petistas não conseguem levar ninguém às ruas e seu líder máximo só discursa para plateias adestradas. O forte apoio popular de Bolsonaro enfraquece os oposicionistas que pretendiam utilizar a CPI para prejudicar o Governo ou até criar fatos que levassem ao impeachment do presidente. Porém, a Comissão ainda pode ter uma grande utilidade para o Brasil, caso investigue realmente a corrupção praticada pelos estados e municípios com recursos do combate à Covid-19. Para isso, é importante haver cobrança e pressão popular e é sempre bom lembrar da frase de Ulysses Guimarães: “A única coisa que mete medo em político é o povo na rua”.


Eleições 2022: Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostrou que o presidente Jair Bolsonaro venceria Lula em um cenário de primeiro turno em São Paulo. Bolsonaro (sem partido) teria 32% dos votos, enquanto Lula teria 23,7%. A margem de erro é de 2,5%.

Tércio: Na Câmara do Recife, o vereador pastor Júnior Tércio (Podemos) repercutiu as manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro no último final de semana: “O nosso povo vem recuperando a sua autoestima e o orgulho de ser brasileiro, mostrando a força da família tradicional e da família cristã”.

Covidão do Recife: O vereador Renato Antunes (PSC), que é líder da oposição na Câmara do Recife, destacou no plenário virtual o envio das provas das investigações da Operação Apneia para a CPI da Pandemia. Essa operação investiga a compra fraudulenta de 500 respiradores hospitalares pela Prefeitura do Recife a uma microempresa apontada como de fachada. Os respiradores só haviam sido testados em porcos e não tinham certificado da Anvisa.

CPI: A CPI da Pandemia no Senado deve ouvir os ex-ministros da Saúde Mandetta e Teich nesta terça-feira (03), após aprovação de requerimento de convocação por parte do relator Renan Calheiros (MDB) e dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede) e Alessandro Vieira (Cidadania).

Vacinação: O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que é possível vacinar toda a população brasileira ainda em 2021. Segundo ele, o país tem mais 530 milhões de doses de imunizantes contratadas.

Jaboatão: Para contornar as dificuldades trazidas pela pandemia no setor da educação, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), lançou um programa pioneiro no município, a TV Escola Jaboatão. As aula serão transmitidas através da TV Nova Nordeste, canal 22.2, das 10h às 12h e das 16h às 18h.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábado.

Foto: reprodução/Facebook/Alê Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram