Recife perde investimentos por ausência de diálogo do PSB com Bolsonaro

Recife perde investimentos por ausência de diálogo do PSB com Bolsonaro

Coluna do Diego Lagedo: Na semana passada, os ministros do Desenvolvimento e do Turismo vieram a Pernambuco trazidos pelo deputado André Ferreira (PSC). Porém, o pouso da comitiva no Recife foi apenas de passagem. Na visita, os ministros anunciaram e discutiram investimentos para as cidades de Jaboatão, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. A explicação para isso é simples: a forte oposição do PSB ao presidente Jair Bolsonaro, encabeçada por Paulo Câmara e João Campos no estado, está atrapalhando a atração de investimentos federais para a capital pernambucana, pois essas animosidades políticas resultam em uma falta de diálogo entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal. Por outro lado, o Governo de Pernambuco tem concentrado suas verbas no apoio à gestão de João Campos, para que sirva de vitrine para a eleição de 2022, mas está deixando as cidades do interior desassistidas. Como quem usa um lençol curto, o PSB cobre de um lado para descobrir do outro, fazendo o estado afundar para manter seu projeto de poder.


Fred Ferreira: O vereador Fred Ferreira (PSC) criticou a falta de articulação da Prefeitura do Recife junto ao Governo Federal: “Rogério Marinho falou sobre um investimentos em Jaboatão dos Guararapes na ordem de R$ 50 milhões de reais e Gilson Neto, R$ 15 milhões, para a orla de Jaboatão. São essas parcerias que faltam no Recife e que, infelizmente, não têm vindo para a capital pernambucana porque a cidade não tem diálogo com o Governo  Federal”.

Covidão: O ex-secretário de Saúde do Recife na gestão de Geraldo Julio (PSB), Jailson Correia, tenta impedir na Justiça o envio das informações levantadas pela Operação Apneia para a CPI da Covid. A Operação Apneia investiga a compra fraudulenta de 500 respiradores hospitalares pela Prefeitura do Recife e resultou no indiciamento do ex-secretário. Os respiradores haviam sido testados apenas em porcos e não tinham certificado da Anvisa.

Eleições 2022: Em reunião com o presidente nacional do seu partido, Miguel Coelho defendeu que o MDB encabece um projeto de mudança para Pernambuco em 2022: “para mostrar um caminho de recuperação para um Estado que está falido e agora andando para trás”, disse o prefeito de Petrolina. Na visita a Brasília, Miguel também circulou por diversos ministérios atraindo recursos para Pernambuco, o que evidencia sua influência junto ao Governo do presidente Jair Bolsonaro.

Olinda: O prefeito Professor Lupércio (SD) anunciou que Olinda é a primeira cidade do Brasil a criar um Expresso Vacina: “É um ônibus que vai passar por todos os bairros para ajudar as pessoas que precisam tomar a segunda dose”, disse Lupércio.

Alepe: A deputada Priscila Krause (DEM) apresentou um projeto de lei que pede que o Governo de Pernambuco divulgue a lista e o estoque de medicamentos e materiais hospitalares disponíveis no estado através da internet. Priscila vem fazendo um trabalho muito forte de fiscalização da saúde na pandemia.

Governo Federal: Em reunião com deputados de quatro comissões da Câmara, o ministro Paulo Guedes afirmou que há sinais de recuperação da economia brasileira em 2021. Segundo o ministro, a prioridade do Governo Federal neste ano será a saúde, o emprego e a renda.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábado.

Foto: Rodolfo Loepert/PCR (Campos); Alan Santos/PR (Bolsonaro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram