Paço do Frevo e OEI abrem inscrições para projeto de incentivo ao empreendedorismo jovem na área de economia criativa

Paço do Frevo e OEI abrem inscrições para projeto de incentivo ao empreendedorismo jovem na área de economia criativa

Estão abertas, a partir desta sexta-feira, 7 de maio, as inscrições para o Paço Criativo, parceria inédita firmada entre a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o museu Paço do Frevo, no Recife (PE), através do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). O Paço Criativo é um projeto voltado para o empreendedorismo jovem voltado para a área de economia criativa. O início das atividades está previsto para o dia 17 de maio. Na segunda-feira (10), uma live no Instagram do Paço do Frevo (@pacodofrevo), às 19h,  irá marcar o início do projeto.

Nesta primeira etapa, serão oferecidos cursos online em Comunicação e Marketing Digital, conduzida por André Fidelis e Cidicleiton Luiz, comunicadores populares do Coletivo Tururu, e com palestra do publicitário e professor Kassius Leandro; Cultura Empreendedora e Sustentável, orientada pelo consultor Cesar Cronembold, com palestra da jornalista e produtora Marileide Alves; e Noções Básicas de Elaboração de Projetos, ministrada pela jornalista e produtora cultural Amanda Nascimento, com palestra de José Valdomiro, o Minininho, passista e instrutor da Escola Municipal de Frevo do Recife. As aulas serão nos turnos da manhã, tarde e noite.

Além destes cursos e palestras, os inscritos no Paço Criativo aprenderão, também, sobre criação e produção audiovisual, iluminação cênica, mobiliário e expografia, além de terem oportunidade de desenvolver experiências de roadie e danças brasileiras. As aulas serão oferecidas para jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades periféricas do Recife e da Região Metropolitana. As ações seguem até dezembro.

Pensada para ser desenvolvida ao longo de 2021, a iniciativa deve formar mais de 1.800 jovens e contará com mais de 80 professores qualificados no reconhecido centro de referência de salvaguarda do frevo e da cultura popular. As ações formativas visam fomentar a economia criativa e a sustentabilidade dos atores e fazedores da cadeia produtiva do patrimônio imaterial em um momento tão desafiador para o setor ante a pandemia do COVID-19.

OEI – A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação multilateral da Ibero-América, fundado em 1949 com o objetivo de promover a cooperação na região nas três áreas de atuação. Atualmente, 23 Estados são membros da OEI, com escritórios em 18 países, além da sede da Secretaria-Geral na Espanha. No Brasil, a OEI atua desde 2004, com execução de acordos de cooperação. Na área cultural contribui para o fortalecimento da capacidade técnica, promoção e sustentabilidade da função social e educativa de iniciativas culturais.

Paço do Frevo – O espaço cultural apresenta-se como um centro de referência destinado à difusão, à pesquisa, e à formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do frevo. Ao longo de seis anos, recebeu quase 660 mil visitantes, teve mais de 2 mil alunos formados em suas atividades e promoveu mais de 600 apresentações artísticas. Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). O equipamento conta com o patrocínio master do Itaú, patrocínio da White Martins e da Uninassau, apoio cultural do Itaú Cultural e apoio do Grupo Globo através do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

____________________________

SERVIÇO: PAÇO CRIATIVO

Live de lançamento ‘Paço Criativo’ – Cesar Cronembold e Coletivo Tururu
Quando: 10 de maio, segunda-feira, às 19h
Público Alvo: Jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades da periferia do Recife e RMR
Local de realização: Instagram @pacodofrevo


Cursos profissionalizantes em cultura e empreendedorismo
Quando: Maio a junho de 2021
Público Alvo: Jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades da periferia do Recife e RMR
Local de Realização: Ambiente virtual
Inscrições: https://tinyurl.com/4keypnrj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram