Prefeito de Toritama diz que Miguel Coelho é o melhor nome da oposição para o Governo em 2022

Prefeito de Toritama diz que Miguel Coelho é o melhor nome da oposição para o Governo em 2022

Coluna do Diego Lagedo: O prefeito de Toritama, Edilson Tavares, foi entrevistado no programa Cidade em Foco, do comunicador Alberes Xavier, e pôde expor sua posição atual para a eleição de 2022 em Pernambuco. Edilson descartou uma possível candidatura a deputado estadual no ano que vem e afirmou que pretende cumprir o seu mandato de prefeito até o fim. Além disso, destacou que apoiará Raul Henry (MDB) para deputado federal em 2022, mas ainda não tem candidato definido para deputado estadual.

O Pernambuco em Pauta também participou da entrevista e perguntou ao prefeito, que é do MDB, o que ele acha de uma possível candidatura de Miguel Coelho, seu correligionário, ao Governo de Pernambuco: “Miguel é um menino de muito futuro. Eu conversei com ele esses dias. Eu o vejo muito animado, é uma pessoa jovem”, disse Edilson Tavares. Alberes Xavier também perguntou ao prefeito se Miguel Coelho seria o melhor nome da oposição e ele respondeu: “Disparado. Eu penso assim, disparado. Se há uma oposição, se há a possibilidade de ter um fortalecimento, a candidatura de Miguel é uma candidatura que vem muito robusta”, disse o prefeito, que complementou dizendo que a candidatura será discutida no momento certo dentro do MDB.

O prefeito também foi questionado sobre quem ele acha que será o candidato do PSB para substituir Paulo Câmara em 2022: “Geraldo disse que não era. Ele disse “sou candidato não”. Vamos ver se ele segura feito eu”. Alberes Xavier também indagou se Edilson achava que Zé Neto teria uma probabilidade maior de ser candidato do que Geraldo Júlio e ele respondeu “Eu penso. Zé Neto é uma pessoa extraordinária. Gosto demais de Zé Neto. Menino muito atencioso, habilidoso, muito habilidoso. Trata os prefeitos com muita dignidade, eu gosto de Zé Neto”. Por fim, Egídio Amorim, que também participa do Cidade em Foco, questionou o prefeito sobre quem ele acha que tem mais jeito para governar Pernambuco: “Eu vou dizer para você que Miguel tem uma experiência administrativa já aplicada. Miguel é prefeito pela segunda vez e aprovadíssimo pela população. Zé Neto não tem essa experiência que Miguel tem”, disse Edilson Tavares.


Governo de Pernambuco: A nova gestão de Geraldo Júlio à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco já é alvo de questionamentos, inclusive na Justiça. Um advogado ajuizou uma ação popular pedindo a anulação de uma licitação da Secretaria comandada por Gerado, que dedica um valor de R$ 15 milhões para a compra de mobiliários para SUAPE. Na ação, o autor argumenta que comprar esse valor em mobiliários, sendo alguns de luxo, atenta contra a moralidade pública e o princípio da eficiência durante a pandemia.

Jaboatão: O prefeito Anderson Ferreira (PL) entregou um novo centro ambulatorial para testes da Covid-19 no Jaboatão dos Guararapes. Os testes serão oferecidos conforme a demanda espontânea e sem a necessidade de agendamento prévio. Anderson Ferreira vem fazendo um forte trabalho no combate à Covid-19 em seu município, sendo essa a principal prioridade da sua gestão.

Edilson: O ex-deputado pelo PSOL, Edilson Silva, ganhou um cargo de assessor especial na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. Edilson foi um ferrenho opositor do PSB enquanto cumpriu o seu mandato entre 2015 e 2018 e denunciou o Governo de Pernambuco diversas vezes, tendo, inclusive, apresentado uma queixa-crime contra Paulo Câmara pelas irregularidades na construção da Arena Pernambuco. Porém, Edilson não conseguiu se reeleger em 2018, tendo migrado para o PCdoB, partido da base do Governo, em 2019. Em 2020, Edilson Silva tentou se eleger vereador do Recife, mas também não logrou êxito. Sua composição com o PSB e nomeação ao Governo de Pernambuco evidenciam todo o despudor e contradição do projeto da Frente Popular em Pernambuco.

Ipojuca: A prefeita do Ipojuca, Célia Sales (PTB), formalizou uma parceria entre o seu município e o CREA que vai beneficiar a população. Dentre as ações que serão fruto do convênio, está a qualificação e formação continuada dos agricultores do município.

CPI: A CPI da Covid no Senado ouviu o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, que disse que a atuação do comunicação do Governo na pandemia foi técnica e isenta. O depoimento do ex-secretário foi alvo de ataques por parte do senador Renan Calheiros (MDB), que defendia a sua prisão em flagrante pelo crime de falso testemunho. A atuação de Renan foi duramente criticada pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL), que disse: “Imagina a situação: um cidadão honesto ser preso por um vagabundo como Renan Calheiros. Olha a desmoralização”. O presidente da CPI enviou o depoimento de Wajngarten para o Ministério Público para que apure se houve o cometimento de crime.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábado.

Fotos: reprodução/Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram