Faltam tubos de coletas para exames de sangue básicos no Recife, denuncia vereador

Faltam tubos de coletas para exames de sangue básicos no Recife, denuncia vereador

A população que depende da assistência oferecida nos postos do programa Estratégia Saúde da Família, no Recife, está prejudicada pela falta de testes laboratoriais importantes. Isso porque as unidades da rede municipal sofrem com a falta de tubos de coleta, o que inviabiliza exames de sangue básicos e que são fundamentais para diagnósticos de várias doenças.

A denúncia foi feita pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que usou a tribuna da Câmara do Recife para detalhar que a situação já se arrasta por semanas e segue sem prazo de resolução.

“Testes de HIV, por exemplo, não estão sendo feitos. O pré-natal das gestantes está sendo prejudicado. É inaceitável uma situação dessa, precisa-se de mais atenção para determinados insumos básicos na rede pública de saúde que não podem faltar. Ainda mais em um período que estamos vendo crescer exponencialmente os casos de dengue, zika e Chikungunya. Os pacientes ficam desamparados, angustiados. Por isso, faço o apelo para que a PCR providencie esses materiais com a máxima urgência”, ressalta Tadeu Calheiros.

Além disso, em seu pronunciamento, Tadeu – que também é médico da linha de frente – fez questão de lembrar ainda que os profissionais sofrem com ambiente insalubres e remunerações defasadas; além de não terem EPIs adequados, férias, pagamento de insalubridade e nem a devida assistência para saúde mental. Para concluir esse “combo negativo”, o parlamentar também repudiou a forma como a reforma da previdência municipal foi apresentada pela PCR, sem discussão com a Casa José Mariano e que traz impactos importantes para os trabalhadores da saúde.

Foto: divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram