Grupo de Meira não descarta uma vaga na chapa da oposição

Grupo de Meira não descarta uma vaga na chapa da oposição

Coluna do Diego Lagedo: Apesar de ter lançado a pré-candidatura do ministro do Turismo, Gilson Neto, para o Senado Federal e de ter antecipado a construção de um nome para disputar o Governo de Pernambuco, o grupo ligado ao Coronel Meira (PTB) não descarta realizar uma composição com a chapa da oposição.

Para disputar o Governo do Estado, o Coronel Meira, que é presidente estadual do PTB, colocou à disposição o seu próprio nome. Porém, o grupo também cogita a possibilidade de lançar o nome de Clarissa Tércio (PSC) para o cargo.

Entretanto, Clarissa Tércio ainda não aceitou ou descartou o convite e está analisando a possibilidade. A deputada, que está em ascensão na política do estado, também tem o convite do Podemos para disputar a reeleição para deputada estadual. Caso opte por esse caminho, deve ter uma expressiva votação e quadros ligados a ela já vêem a possibilidade de que ela conquiste a Prefeitura de Jaboatão em 2024.

Nesse panorama ainda muito precoce e incerto, o grupo de Meira avalia que pode aceitar fazer uma composição com a chapa da oposição, que é liderada pelos prefeitos Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (MDB) e Raquel Lyra (PSDB). Caso isso aconteça, o objetivo do grupo de Meira é indicar uma das vagas da chapa da oposição, e o mais natural para eles seria indicar Gilson Neto para o Senado.

Porém, o que pode impossibilitar o grupo de Meira de conquistar uma vaga é o fato de o bloco da oposição estar polarizado entre três fortes prefeitos. Para haver entendimento entre Raquel, Miguel e Anderson, é necessário que as vagas na chapa sejam distribuídas entre estes três grupos e isso não deixa espaço de manobra para quem corre por fora.


Vacinação: Pernambuco recebeu do Governo Federal o maior lote de vacinas da Pfizer desde o começo da Pandemia. Foram mais de 99 mil doses de uma única vez, o que já adiantou a vacinação no Recife para pessoas acima de 43 anos. Cai por terra o discurso da esquerda, que diz que Bolsonaro não providenciou vacinas. O Brasil está entre os 5 países que mais distribuíram vacinas no mundo.

Anderson Ferreira: O prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), se reuniu com o prefeito de Serrita, Aleudo Benedito, para trocar experiências administrativas. Porém, é impossível não especular que o encontro faça parte da estratégia de Anderson para construir o seu caminho para disputar o Governo de Pernambuco.

Miguel Coelho: O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), comemorou a marca de 100 mil doses de vacinas aplicadas no município: “Vamos redobrar os esforços para que o mais cedo possível todos estejam imunizados e superemos essa pandemia”, disse Miguel Coelho.

Raquel Lyra: A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), esteve em Brasília visitando ministérios para trazer recursos para o seu município. Raquel se reuniu com os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Cidadania, João Roma, além de ter visitado o Ministério do Desenvolvimento Regional e o FNDE.

Auxílio Emergencial: O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Governo Federal irá prorrogar o Auxílio Emergencial por mais dois meses, para que dure até setembro. Porém, ele também disse que, se a vacinação não avançar o tanto quanto esperado, o Governo pode prorrogar novamente o Auxílio.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábado.

Foto: divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram