Mendonça volta a socorrer cidades do Agreste durante a Pandemia

Mendonça volta a socorrer cidades do Agreste durante a Pandemia

Coluna do Diego Lagedo: O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), se tornou um verdadeiro embaixador das cidades do Agreste de Pernambuco na Esplanada dos Ministérios. Acompanhado dos prefeitos de Belo Jardim, Bezerros, Cupira e Lagoa do Ouro, Mendonça percorreu os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Regional, Cidadania, Agricultura, Economia e FNDE para destravar recursos e atrair investimentos para o Agreste pernambucano. A título de exemplo, com o Ministro Queiroga, Mendonça pediu a liberação de emendas que conseguiu incluir no orçamento para essas cidades e também pediu recursos para a construção de hospitais municipais para as cidades do Agreste e para a cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A atração de investimentos para Pernambuco se repetiu nos demais ministérios por onde a comitiva passou. No momento em que Pernambuco sofre com a falta de diálogo junto ao Governo Federal por conta da oposição do PSB, Mendonça consegue usar o seu prestígio em Brasília para socorrer a saúde das cidades do estado.


Pernambuco: O levantamento do Banco Mundial sobre o ranking dos estados com melhores e piores ambientes para se fazer negócios repercutiu muito na política pernambucana. Isso porque Pernambuco ficou em último lugar no ranking do empreendedorismo, como o pior estado para se fazer negócios. O mesmo se repetiu com o Recife, que é a pior cidade para se empreender, segundo o Banco Mundial. A posição de Pernambuco foi alvo de críticas de políticos oposicionistas como Miguel Coelho, Alberto Feitosa e Armando Monteiro.

Ipojuca: A prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), também esteve em Brasília para atrair investimentos para o seu município. Célia esteve no Ministério do Turismo e no FNDE. Além do projeto para a criação de um terminal de passageiros no Porto de Suape, a prefeita também apresentou projetos para a criação de uma via de acesso à praia de Porto de Galinhas pela estrada da Cia do Lazer, a implantação de pórticos de acesso ao município e a padronização da Orla de Porto de Galinhas. A praia é um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Câmara do Recife: O líder da oposição na Câmara do Recife, Renato Antunes (PSC), cobrou que a Prefeitura do Recife dê o devido reconhecimento ao Governo Bolsonaro pelo envio da vacinas para a cidade. O vereador elogiou a campanha de vacinação, mas deixou o questionamento: “Sobre as vacinas aplicadas aqui, eu pergunto quantas doses  foram conseguidas pelo Governo do Estado? Ou pelo Governo Municipal?”. Todas as doses aplicadas no estado até o momento foram enviadas pelo Governo Federal, mas o prefeito João Campos (PSB) não dá publicidade ao fato.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábado.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram