Cenário eleitoral de Pernambuco para 2022 segue totalmente indefinido

Cenário eleitoral de Pernambuco para 2022 segue totalmente indefinido

Coluna do Diego Lagedo: Até o momento, o cenário eleitoral para a eleição de governador de Pernambuco em 2022 segue extremamente nebuloso. Não só a oposição em Pernambuco apresenta diversos nomes que podem concorrer no ano que vem como a esquerda, que governa o estado, ainda deve definir quem será o seu candidato.

No campo governista, Geraldo Júlio (PSB) seria o candidato natural para disputar a sucessão de Paulo Câmara (PSB). Porém, os escândalos do Covidão do Recife jogaram seu nome na lama. Há quem diga, nos bastidores, que Geraldo ainda é o candidato oficial do PSB, mas que tirou seu nome para evitar as cobranças e pedidos que já estavam chegando na sua mesa. De toda forma, um número considerável de aliados do PSB não quer que Geraldo seja candidato no ano que vem, pois ele é considerado desatencioso com a sua base. Para esses, o nome ideal para disputar o Governo de Pernambuco seria o de José Neto, atual secretário da Casa Civil de Pernambuco, que tem a confiança de Paulo Câmara e é sobrinho de Joaquim Francisco.

Outro bloco que pode surgir é o do PT. No cenário em que o PSB não fecha apoio a Lula para governador, que é cada vez mais improvável, o PT teria os nomes de Marília Arraes e de Humberto Costa para disputar no próximo ano. Apesar de Marília ter uma base eleitoral mais forte que Humberto, este tem a vantagem de ser senador em meio de mandato, não perdendo nada com a disputa, e ser homem de confiança do PT em Pernambuco, coisa que Marília não é.

Já o campo da oposição mais tradicional de Pernambuco está dividido entre os nomes de Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (MDB) e Raquel Lyra (PSDB). Em termos de estrutura, os três grupos são equivalentes. Porém, Raquel, apesar de ter uma base eleitoral forte em Caruaru, está ficando para trás na corrida, pois não está se movimentando. Além disso, é conhecida por ser desatenciosa com a classe política, o que afasta aliados. Já Anderson Ferreira tem a vantagem de comandar a segunda maior cidade de Pernambuco e de contar com um bom espaço junto ao Governo Federal. A situação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também é muito parecida, pois domina a região do Sertão com boa desenvoltura e seu pai é líder do Governo Bolsonaro no Senado. Nessa corrida, a tendência é que o bloco saia unido, pois a apresentação de múltiplas candidaturas seria inviável para vencer a eleição em 2022.

Por fim, a deputada Clarissa Tércio (PSC) está fazendo uma movimentação que indica a possibilidade de disputar o Governo de Pernambuco no próximo ano. Caso decida seguir esse caminho, o que ainda não foi oficialmente definido, Clarissa sairia com uma chapa puro sangue, provavelmente, com Gilson Machado Neto como candidato a senador.

A única certeza quanto à eleição para governador de Pernambuco em 2022 é que ela está totalmente indefinida.


Vacinação: O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) comemorou a marca de 80 milhões de vacinados no Brasil. O número representa mais da metade da população vacinável do país. Quem aposta na Pandemia para voltar ao poder não fica muito feliz com esse fato.

Mercosul: O presidente Jair Bolsonaro assumiu a presidência do Mercosul. Na ocasião, ele defendeu que o bloco se abra economicamente para o mundo: “Queremos, e conseguiremos, uma economia mais arejada e integrada ao mundo, empresas mais competitivas, trabalhadores mais produtivos e consumidores mais satisfeitos. Não podemos patinar na consecução desses objetivos”, disse Bolsonaro.

Descaso: O vereador do Recife Alcides Cardoso (DEM), que é oposicionista, criticou o descaso com a orla de Boa Viagem e cobrou uma solução da Prefeitura do Recife: “O Projeto Orla Viva, de reforma dos 60 quiosques presentes nos oito quilômetros das orlas de Boa Viagem e do Pina, foi anunciado em novembro de 2020, mas até agora nada foi feito, a obra não saiu do papel”, disse o vereador.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábado.

Fotos: reprodução/Facebook (Marília, Anderson, Miguel, Clarissa); Andréa Rêgo Barros/PCR (Geraldo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram