Patria y Vida: conheça música que inspira cubanos em atos contra a ditadura

Patria y Vida: conheça música que inspira cubanos em atos contra a ditadura

Nos últimos dias, o povo cubano foi às ruas de diversas cidades do país para realizar manifestações sem precedentes que pediram o fim da ditadura comunista, que já dura mais de 60 anos na ilha.

Com gritos em prol da democracia, pedindo o fim da ditadura e da fome no país, os cubanos adotaram o lema “Patria y Vida” como contraposição ao lema da ditadura instaurada por Fidel Castro, “Patria o muerte” (Pátria ou morte, em espanhol).

Patria y Vida é o nome de uma canção do músico cubano Yotuel Romero. A música também conta com a participação de peso de músicos da ilha como Descemer Bueno e do grupo Gente de Zona, que cantaram a famosa música “Bailando” com Enrique Iglesias. Além deles, também colaboraram os músicos Maykel Osorbo e El Funky.

Canção está disponível legendas em português no YouTube.

A música faz um paralelo entre o ano de 1959, quando Fidel Castro chegou ao poder e instaurou uma ditadura comunista através da Revolução Cubana, e o ano de 2020, em que a canção foi lançada. A letra critica fortemente o regime ditatorial e a discrepância financeira entre a classe dominante do país e o povo, que morre de fome.

Foto: reprodução/Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram