OEI e Paço do Frevo oferecem aulas de empreendedorismo cultural no Compaz

OEI e Paço do Frevo oferecem aulas de empreendedorismo cultural no Compaz

Além das aulas no Paço do Frevo e em diversas comunidades, os jovens beneficiados pelo Paço Criativo, projeto fruto de uma parceria firmada entre a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), responsável pelo museu Paço do Frevo, no Recife (PE), estão contando com cursos nas quatro unidades do Compaz.  

O Paço Criativo já impactou 199 jovens de 16 a 29 anos da Região Metropolitana do Recife com cursos gratuitos voltados para a área de economia criativa. Nesta etapa estão sendo oferecidos cursos presenciais em Comunicação e Marketing Digital, Cultura Empreendedora e Sustentável, Noções Básicas de Elaboração de Projetos, Danças Brasileiras e Formação de Roadies.

A aulas estão sendo realizadas nos Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro,no Compaz Dom Hélder Câmara, na Ilha de Joana Bezerra, no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha  e no Compaz Miguel Arraes, na Caxanga, além de instituições parceiras em localidades diversas do Recife e Região Metropolitana, nos bairros do Pina, Madalena, Guabiraba, São José, Zumbi do Pacheco, Poço da Panela, Totó, em Camaragibe, em Olinda, em Jaboatão e também na sede do Paço do Frevo.

Além destes cursos e palestras, os inscritos no Paço Criativo conhecem, também, sobre criação e produção audiovisual, iluminação cênica, mobiliário e expografia, além de terem oportunidade de desenvolver experiências de roadie e danças brasileiras. As ações seguem até dezembro.

Pensada para ser desenvolvida ao longo de 2021, a iniciativa tem a meta de formar mais de 1.800 jovens e contará com mais de 80 professores qualificados no reconhecido centro de referência de salvaguarda do frevo e da cultura popular. As ações formativas visam fomentar a economia criativa e a sustentabilidade dos atores e fazedores da cadeia produtiva do patrimônio imaterial em um momento tão desafiador para o setor ante a pandemia do COVID-19.

Outras informações: https://www.pacodofrevo.org.br/pacocriativo

Sobre a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI)

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) tem como objetivo principal a cooperação entre países ibero-americanos no campo da educação, ciência e cultura com vistas ao desenvolvimento integral e sustentável. A partir de programas de cooperação nessas áreas que – superando as perspectivas da educação tradicional, buscam desenvolver as habilidades do século XXI no cidadão ibero-americano – a OEI se tornou uma das entidades com maior presença e atividade na Ibero-América, com uma atuação transversal, com ações voltadas para a área de empreendedorismo jovem voltado para a área de economia criativa em alguns estados do Brasil.

Com centenas de projetos ativos com entidades públicas, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outras organizações internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação na Ibero-América. Na área da cultura, a OEI implementa diversas ações de cooperação técnica na região, tais como as reuniões periódicas de alto nível, particularmente as Conferências e Cúpulas Ibero-americanas de Cultura; na elaboração de projetos, acordos e agendas regionais, como a Carta Cultual Ibero-americana (CCI); e por meio de programas e projetos técnicos com os Estados membros, com foco principal nas atividades de capacitação de agentes culturais, acesso à cultura, formação de redes e novos negócios em economia criativa.

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram