Alcides Cardoso questiona Prefeitura do Recife sobre anulação da compra de 40 mil tablets para estudantes da rede municipal de ensino

Alcides Cardoso questiona Prefeitura do Recife sobre anulação da compra de 40 mil tablets para estudantes da rede municipal de ensino

O vereador Alcides Cardoso (DEM) pediu explicações à Prefeitura do Recife (PCR), nesta terça-feira (21/09), sobre a anulação de um empenho de R$ 37,6 milhões referente à compra de 40 mil tablets destinados à rede municipal de ensino, detectado pelo seu gabinete no sistema de pagamentos da Prefeitura.

“Este empenho foi emitido no dia oito de setembro e anulado na sua totalidade há sete dias. A Prefeitura deve se pronunciar sobre o verdadeiro destino desta compra, afinal de contas existe um atraso de quase dois meses na entrega desses tablets e os estudantes estão sendo prejudicados mais uma vez”, declarou.

O democrata reforçou que, ontem, após uma auditoria, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) alertou a Secretaria de Educação do Recife para que a pasta corrija falhas identificadas na licitação de compra dos tablets, que fazem parte do programa EducaRecife e foram anunciados pela PCR em junho passado aos custo de R$ 55 milhões. Até o momento, somente 1,5 mil aparelhos foram entregues a alunos da Educação Especial.

Entre os erros apontados na auditoria do TCE-PE constam, por exemplo, pesquisa de preço sem amplitude suficiente para atingir valor de mercado dos tablets, ausência de análise crítica dos preços cotados e falta gestores e fiscais do contrato. Além disso, o órgão também apontou restrição de participação de consórcios de empresas na licitação e ausência de análise técnica detalhada da proposta da empresa vencedora para fornecer os aparelhos.

Foto: Phillipe Jonathan.

Instagram