Palanques da eleição de 2022 começam a se definir em Pernambuco

Palanques da eleição de 2022 começam a se definir em Pernambuco

Coluna do Diego Lagedo: A filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao Democratas no último sábado (25) iniciou uma fase de definição da campanha eleitoral de 2022 em Pernambuco. Miguel mostrou muita força ao reunir 500 lideranças políticas de 109 municípios, mais de 30 prefeitos, diversos deputados e líderes de 8 partidos no evento, que também serviu de pontapé inicial para a sua pré-campanha.

O ato evidenciou que Miguel Coelho está determinado a disputar o Governo de Pernambuco no próximo ano e que dificilmente irá recuar da decisão. Porém, Miguel afirmou, na coletiva de imprensa, que isso não significa que o bloco da oposição esteja fraturado, tendo em vista que o diálogo com Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL) continua.

O que está muito claro é que, se nenhum dos grupos recuar, haverá pelo menos duas candidaturas no polo mais tradicional da oposição. Soma-se a isso uma provável candidatura do ministro Gilson Neto pelo PTB e está desenhado o quadro para o próximo ano. Essa pulverização não chega a ser prejudicial, contanto que o foco de todos os candidatos seja derrotar o PSB e não brigar entre si.

Do outro lado, uma candidatura do PT ainda é uma incógnita, mas os nomes de Marília Arraes e Humberto Costa estão sendo aventados. Uma candidatura de Humberto seria menos competitiva, representaria o núcleo duro do PT e manteria uma certa cordialidade com o PSB. Já o nome de Marília Arraes traria um grande risco para os socialistas, tendo em vista que a petista se tornou uma inimiga fervorosa do partido que a lançou na vida pública e tem um eleitorado expressivo no estado.

Por fim, o PSB não conseguiu viabilizar nenhum outro nome até o momento e deve disputar no próximo ano com Geraldo Júlio. O ex-prefeito e atual secretário tem se mostrado relutante em ser candidato a governador, pois a carga negativa do Covidão do Recife ainda paira sobre ele, mas os socialistas não têm outra alternativa e estão tentando convencê-lo a encampar uma candidatura fadada à derrota.

O cenário posto mostra que a tendência é de mudança em Pernambuco e que o ciclo iniciado por Eduardo Campos em 2006 chegará ao fim.


Bolsonaro: Em um encontro com jornalistas de Pernambuco, Miguel Coelho revelou que receberá o presidente Jair Bolsonaro em Petrolina em outubro: “Agora em outubro, o presidente Bolsonaro vai visitar Petrolina para anunciar recursos para o projeto Pontal. Trata-se de uma obra de R$ 200 milhões em Petrolina”. O pai de Miguel, senador Fernando Bezerra Coelho, é líder do governo no Senado e conseguiu atrair diversos recursos federais para Pernambuco.

Fusão: Em sua fala no evento de filiação de Miguel Coelho ao DEM, o presidente nacional do partido, ACM Neto, afirmou que todos precisarão fazer concessões na fusão com o PSL. Não ficou claro, no entanto, quais seriam as concessões de Luciano Bivar, presidente do PSL, pois se submeter à democracia partidária não passa de obrigação para qualquer presidente de partido. A única concessão cabível para Bivar ser o presidente nacional do novo partido seria manter a presidência em Pernambuco com Mendonça Filho, o que seria um grande gesto de união.

Priscila: A deputada Priscila Krause (DEM) mostrou que todos os rumores sobre sua saída do partido eram infundados quando participou do ato de filiação de Miguel Coelho. Priscila é amiga de Raquel Lyra (PSDB), que também é pré-candidata, mas deve permanecer no DEM, onde tem uma forte ligação com Mendonça Filho. Nas redes sociais, Priscila deu as boas-vindas a Miguel no Democratas. Quem conhece a deputada sabe que ela sempre atua de forma verdadeira e parece que o assunto está encerrado.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: Emerson Leite e Deivid Menezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram