Prévia nacional do PSDB foi um completo desastre e votação foi suspensa

Prévia nacional do PSDB foi um completo desastre e votação foi suspensa

Coluna do Diego Lagedo: Nesse domingo (21), o diretório nacional do PSDB realizou uma prévia eleitoral para definir quem será o candidato do partido na eleição presidencial de 2022. Estão concorrendo o governador de São Paulo, João Dória, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Porém, o processo de votação foi marcado por falhas no aplicativo criado para a prévia e, contabilizando votos por aplicativo ou por urnas eletrônicas, apenas 10% dos 44 mil cadastrados conseguiram votar. Fora isso, houve acusação de tentativa de compra de votos em favor de João Dória, que foi feita pela deputada Marta Rocha, do PSDB do Acre.

Após o desastre de organização, a votação foi suspensa e o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que o partido irá aguardar um parecer técnico sobre o aplicativo utilizado para definir a data de conclusão da prévia. Até neste quesito houve discórdia entre os candidatos. Dória e Virgílio se uniram para isolar Leite e lançaram uma nota conjunta defendendo que a votação seja concluída no próximo dia 28. Além disso, acusaram o gaúcho de tentar adiar o processo para o ano que vem, o que foi negado por ele. Após isso, Leite divulgou uma nota defendendo que a prévia seja concluída em 48 horas para que seja mantida a “integralidade” da votação.

Fica evidente o motivo de o PSDB ter perdido o protagonismo nacional após a saída de Fernando Henrique Cardoso da Presidência da República: a ilusão de terem uma espécie de destino manifesto para governar o Brasil contrasta com a dissonância entre o ambiente interno do partido e os anseios da sociedade. No fim, a briga entre os tucanos é para saber quem irá perder a disputa no ano que vem.


Denúncia: O Coronel Meira (PTB) afirmou que irá denunciar a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) por uso do aparato do estado em proveito próprio. Segundo Meira, a governadora teria utilizado helicóptero da Polícia Militar e suporte do Corpo de Bombeiros para ir a um evento privado na cidade de Brejo da Madre de Deus no último dia 06.

Escada: O deputado André Ferreira (PSC) foi ao município de Escada para entregar uma retroescavadeira e um furgão que foram adquiridos pelo município com emendas enviadas por ele. Além disso, ele também anunciou que destinou mais R$ 600 mil para calçamento de ruas do município e outros R$ 500 mil para reformas em unidades de saúde. Os recursos já se encontram nas contas da Prefeitura de Escada.

Garanhuns: O deputado Coronel Alberto Feitosa (PSC) participou do II Encontro Conservador de Garanhuns, que foi promovido pela União Conservadora de Garanhuns em parceria com o movimento União por Pernambuco. “É nosso dever proteger o futuro de nossas crianças, pois somos Deus, Pátria, família e liberdade”, disse Feitosa ao defender a reeleição de Bolsonaro.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: reprodução/Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram