Em Olinda, Reserva Mata do Passarinho reabre ao público nesta quarta-feira

Em Olinda, Reserva Mata do Passarinho reabre ao público nesta quarta-feira

A Reserva de Floresta Urbana (FURB) Mata do Passarinho, em Olinda, está reaberta ao público. Após suspender a entrada de visitantes por conta da pandemia da Covid-19, uma atividade com 45 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino marcou a retomada das palestras, trilhas e jogos ecológicos, seguindo todos os protocolos sanitários. As ações, desta quarta-feira (24.11), integram a V Semana das Unidades de Conservação da Natureza. O vice-prefeito, Márcio Botelho, esteve presente.

A programação foi voltada para estudantes do 7º e do 8º ano da Escola Municipal Alexandre Barbosa Lima. O grupo, recebido por 12 servidores da FURB, participou inicialmente de uma palestra oferecida em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) sobre conservação do meio ambiente.

A estudante Thailane Francisco, 12 anos, era uma das mais animadas. “Aprendi que é preciso preservar a natureza para ela continuar linda. Quero voltar mais vezes aqui, trazer minha familia”, relatou. Ela, assim como os outros alunos, recebeu uma muda de ipê.

A Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental de Olinda promoveu uma trilha ecológica e, em seguida, os estudantes participaram de jogos ambientais e um circuito ecológico. Esse contato com a natureza é um ganho que potencializa o conhecimento aprendido na sala de aula. Foi o que explicou o vice-prefeito, Márcio Botelho.

“Esse trabalho de conscientização é fundamental para a nossa cidade. Esses estudantes se transformam em multiplicadores do que aprendem aqui. O futuro da nossa qualidade de vida depende deles também, por isso investimos em políticas públicas para que se apropriem de espaços ricos como este”, disse o gestor.

A Reserva de Floresta Urbana (FURB) Mata do Passarinho possui uma área de 13,6 hectares e foi titulada como Reserva Ecológica pela Lei 9.989, em 1987. Em 2011, através da Lei nº 14.324, foi recategorizada como FURB.

A unidade é remanescente de Mata Atlântica situada na região litorânea de Pernambuco. A FURB é considerada o maior remanescente de Mata Atlântica de Olinda.

A coordenação das atividades desta quarta-feira foi realizada pelas equipes da Unidade de Educação Ambiental – UEAM/CPRH e da Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental de Olinda.

Para agendar uma visita de grupos à Mata do Passarinho é necessário um contato prévio pelos telefones: 3305-1006 ou 1029 ou 102. Ramal 218. De segunda a sexta, das 8h às 13h. São organizadas palestras e trilhas.

Foto: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram