Fernando Bezerra Coelho é o grande destaque do Senado durante o Governo Bolsonaro

Fernando Bezerra Coelho é o grande destaque do Senado durante o Governo Bolsonaro

Coluna do Diego Lagedo: O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) é o apoiador do presidente Jair Bolsonaro com maior destaque no Senado Federal. Para isso, ele conta não só com o fato de ser o líder do Governo no Senado mas também com a experiência que adquiriu durante 42 anos de vida pública. Oriundo de Petrolina, FBC, como também é conhecido, já foi deputado estadual, deputado federal, secretário de estado, prefeito de Petrolina, ministro da Integração Nacional e senador.

Durante o Governo Bolsonaro, o senador se destacou nacionalmente pela defesa contundente do presidente da República na CPI da Pandemia, tendo classificado as denúncias contra Bolsonaro como “sem pé nem cabeça”. Além disso, ele também está alcançando grande projeção na relatoria da PEC dos Precatórios, que é necessária para custear o Auxílio Brasil, principal bandeira de Bolsonaro para 2022.

Mas não é só no cenário nacional que o senador se distingue. Em um momento em que os outros senadores pernambucanos atuam de maneira tímida e quase apagada, Fernando Bezerra Coelho está conseguindo destinar uma grande quantidade de recursos federais para os municípios pernambucanos, que estão praticamente abandonados pelo Governo do Estado.

Tudo isso capacita FBC para ser um grande articulador da oposição pernambucana na eleição de 2022, o que está fortalecendo a pré-candidatura do seu filho, Miguel Coelho (DEM), para o Governo de Pernambuco.


Pandemia: O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou que, a partir da próxima quarta-feira (1/12), o acesso aos órgãos públicos de Pernambuco só será possível com a apresentação do cartão de vacina da Covid-19. Se a notícia fosse boa, o governador Paulo Câmara (PSB) também teria aparecido na coletiva de imprensa.

PGR: O procurador-geral da República, Augusto Aras, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a norma do TCE-PE que autorizou o uso dos recursos do Fundeb pelo Governo de Pernambuco para pagar aposentados e pensionistas. A PGR alegou que a medida é Inconstitucional, pois descumpre o investimento mínimo obrigatório para a área da educação. O TCE já havia se manifestado sobre a situação, alegando que a lei que permite a manobra foi aprovada no Governo Jarbas e que apenas estabeleceu um período de transição para que o Governo de Pernambuco se regilarizasse.

Combustíveis: O deputado federal Augusto Coutinho comemorou a aprovação, na Câmara dos Deputados, da MP do presidente Jair Bolsonaro que permite a venda de etanol das refinarias para os postos de gasolina, sem necessidade de intermediadores. Coutinho foi o relator da MP na Câmara e defende que a medida deve baixar o valor dos combustíveis no Brasil. Agora, a Medida Provisória precisa ser aprovada no Senado Federal.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: Marcos Corrêa/PR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram