Festa da hipocrisia: artistas que apoiaram o lockdown voltam a aglomerar

Festa da hipocrisia: artistas que apoiaram o lockdown voltam a aglomerar

Coluna do Diego Lagedo: Um dos temas mais comentados nas redes sociais nos últimos dias foi o show que a cantora em decadência Cláudia Leitte realizou neste sábado (27) no estacionamento do Espaço das Américas, na Zona Oeste de São Paulo. Nas imagens, é possível ver que centenas de pessoas se aglomeram em um pequeno espaço, praticamente todas sem realizar o uso de máscaras, enquanto a cantora se apresenta de cima de um trio elétrico.

O show em questão não é um fato isolado. Festas voltaram a ser realizadas em todo o Brasil e uma das principais discussões públicas no momento é acerca da realização ou não do carnaval em 2022. Em que pese o fato de que eventos festivos já podem acontecer com controle, o que é importante para a economia, é evidente que é impossível ter qualquer tipo de fiscalização em um evento grande e aberto como o carnaval.

Muitos defensores da liberação das atividades econômicas durante a pandemia alertaram que é necessário manter a economia funcionando para que o país não entrasse em colapso. O setor de entretenimento não foge à regra, mas as aglomerações carnavalescas estão muito além do que se pode realizar enquanto a Pandemia de Covid-19 não chegar ao fim.

A festa realizada nesse final de semana é apenas um exemplo da hipocrisia que reinou no Brasil: a classe artística apoiou o lockdown, que impediu que trabalhadores levassem o sustento para casa, mas agora está promovendo aglomerações em eventos totalmente desnecessários enquanto a pandemia não tem fim.


Eleições: O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) sinalizou apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho (DEM) ao receber o prefeito de Petrolina em Garanhuns. A chegada de Rodolfo, que era da base de Raquel Lyra (PSDB), será um grande reforço e pode dar início a uma onde de novos apoios ao nome de Miguel. Além de Garanhuns, Miguel visitou o Recife no sábado (27) e Brejão e Pedra no domingo. Nessa segunda, ele deve visitar Arcoverde, Ibimirim e Floresta.

PSDB: O governador de São Paulo, João Dória, venceu as prévias do PSDB em uma disputa apertada com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Na disputa acirrada para representar o bloco de centro, o PSDB irá apostar na mesma fórmula que vem dando errado desde 2002: lançar um tucano do Sudeste, especialmente de São Paulo, para disputar a Presidência da República.

Pandemia: Em discurso, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil e o mundo não suportariam passar por um novo lockdown: “Tudo pode acontecer. Uma nova variante, um novo vírus. Temos que nos preparar. O Brasil, o mundo, não aguenta um novo lockdown. Vai condenar todo mundo à miséria e a miséria leva à morte também. Não adianta se apavorar. Encarar a realidade. O lockdown não foi uma medida apropriada. Em consequência da política do ‘fique em casa e a economia a gente vê depois’, a gente está vendo agora. Problemas estamos tendo”.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: reprodução/Facebook

Instagram