Saúde Mental – Ipojuca inicia ações em alusão ao Janeiro Branco

Saúde Mental – Ipojuca inicia ações em alusão ao Janeiro Branco

A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta última semana, a uma série de ações para promover a campanha Janeiro Branco, que visa conscientizar a população a respeito da saúde mental. Com o tema “O mundo pede saúde mental”, a programação começou com uma atividade do Centro de Referência à Saúde do Homem, em Nossa Senhora do Ó. No local, foram realizadas iniciativas como oficinas e atividades funcionais com os usuários do espaço.

“Estamos vivenciando a campanha do Janeiro Branco que busca enfatizar a importância do cuidado com a saúde mental da população. Pois, quem cuida da mente cuida da vida”, destaca a psicóloga do Centro, Liliane Mercedes. Ainda segundo a profissional, atividades lúdicas contribuem para a melhoria da autoestima, bem como podem reduzir os fatores que produzem estresse. “São ações que minimizam a ansiedade e a angústia presentes no cotidiano, pois esse tipo de atividade permite a expressão de sentimentos, a comunicação e interação social”, reforça Liliane.

Ao longo do mês, o trabalho de orientar e alertar as todos sobre a importância de estar bem consigo mesmo e com os outros, de saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis e reconhecer os limites e buscar ajuda quando necessário prossegue. Serão promovidas ações de panfletagem, palestras, oficinas, entre outras iniciativas para todas as idades. As equipes da Saúde do Ipojuca estão tanto nas unidades do município como em espaços públicos, a exemplo da Feira de Ipojuca, no Centro, nas ruas e comércio de Camela e na Praia de Porto de Galinhas.

*CRONOGRAMA – Janeiro BRANCO 2022 *

18/01– Panfletagem nas ruas e comércio de Camela ( NASF)

19/01– Atividade nas Urgências – Upa, Carozita e Santo Cristo

20/01 às 14h – Porto de galinhas-

  • Panfletagem na praia
  • Funcional com academia da Saúde
    *Música
    *Orientações com a Vigilância

23/01= Dialogando sobre os cuidados com a saúde mental com o grupo de ciclistas- 9h

27/01 às 9h Maternidade Mãe Lídia – Palestra: Cuidando do cuidador (Liliane e equipe)

27/01 Policlínica Maria das Graças – Palestra: Saúde Mental e Autocuidado

27/01 às 11h Palestra com os Profissionais da Guarda Municipal (Liliane e equipe)

  • Policlínica Porto de Galinhas (Data a confirmar)
  • Roda de conversa
  • Plantão Psicológico

– Falando sobre Saúde Mental na igreja católica de Nossa Senhora do Ó (definindo data)

Foto: Divulgação/Secom