Coluna do Diego Lagedo: Com o pré-candidato do PSB estagnado nas pesquisas com apenas 5% das intenções de voto, a espectativa de mudança no Palácio do Campo das Princesas se torna uma realidade fática no campo da oposição e também tende a acirrar os ânimos.
Uma pesquisa do Instituto Opinião mostrou que Anderson Ferreira (PL) passou Miguel Coelho (UB) dentro da margem de erro. Para um aliado de Miguel que conversou com a coluna sob reserva, o levantamento não reflete a realidade das próximas pesquisas que serão divulgadas e das pesquisas internas dos partidos.
Esse mesmo quadro afirma que o cenário ainda se mantém estático, com Marília Arraes (PT) na dianteira, seguida por Raquel Lyra (PSDB), Miguel, Anderson e Danilo Cabral (PSB), como já foi evidenciado em pesquisas anteriores. Ele afirma que isso também deve continuar se refletindo nos próximos levantamentos.
Segundo esse mesmo analista, a pré-campanha de Danilo Cabral está fadada ao fracasso devido à sua própria falta de carisma, tendo em vista também que ele é um nome pesado e queimado com prefeitos e demais lideranças. Para esse observador, se Danilo não alcançar dois dígitos nas pesquisas até julho, o seu palanque deve sofrer uma debandada e a Frente Popular será esvaziada.
Recentemente, o palanque de Danilo perdeu o apoio do PP de Eduardo da Fonte, do PSD de André de Paula e do Avante de Sebastião Oliveira, o que já representou uma grande perda para a Frente Popular. Caso o cenário previsto pelo aliado de Miguel se confirme, o PSB só deve manter o apoio do PT e de alguns partidos nanicos dentro da Frente Popular.
Eleições: O pré-candidato a governador Anderson Ferreira esteve no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, em um encontro com o prefeito Paulo Roberto: “Falamos sobre nossa trajetória à frente do Jaboatão dos Guararapes e nos colocamos à disposição para construirmos um novo projeto para o estado”.
Eleições 2: O pré-candidato a governador Miguel Coelho se reuniu com o presidente nacional do PSC, Marcondes Gadelha, e garantiu o apoio do partido ao seu palanque, que já conta com o União Brasil e o Podemos. A guinada do PSC representa uma perda para os Ferreira, que controlavam o partido até o início do ano.
Turismo: O distrito de Porto de Galinhas, em Ipojuca, ganhará mais um grande empreendimento turístico. A praia mais badalada de Pernambuco vai ter o primeiro shopping à beira-mar do Brasil. A prefeita Célia Sales esteve com os responsáveis pela empreitada, que também são controladores do Enotel, e comemorou o investimento, que deve gerar em torno de R$ 200 milhões. O shopping deve conta com 60 a 80 lojas e gerar mais mil empregos.
Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábado, sendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.
Foto: reprodução.