Plano ousado de privatização da Compesa posiciona Miguel Coelho no campo liberal

Plano ousado de privatização da Compesa posiciona Miguel Coelho no campo liberal

Coluna do Diego Lagedo: O pré-candidato a governador Miguel Coelho (UB) deu a tônica da sua futura campanha no lançamento do seu plano de governo. Dois aspectos chamaram atenção, a presença de um projeto de gestão pública marcado pela eficiência, como foi o que ele desenvolveu em Petrolina, e o ousado plano de privatizações para atrair investimentos da iniciativa privada.

Miguel estima que, atualmente, o Governo de Pernambuco tem uma capacidade de investimento de R$ 4 bilhões. Porém, com o programa de concessões, Miguel pretende conquistar mais R$ 8 bilhões em investimentos da iniciativa privada. As principais empresas que passariam a ser administradas pela iniciativa privada em forma de concessão seriam a Compesa, a Copergás e o metrô do Recife, após sua estadualização.

Miguel Coelho parece ter encontrado o caminho para se destacar em uma eleição com tantos pré-candidatos dos mais diferentes espectros políticos. A defesa do campo liberal e da eficiência da gestão pública deve lhe render um bom desempenho na eleição desse ano e a privatização da Compesa já vem chamando a atenção da população, que sofre cronicamente com a ineficiência dessa empresa pública.


Plano de Governo: O lançamento do plano de governo do pré-candidato Miguel Coelho (UB) contou com discursos contundentes contra a atual gestão do PSB. A falas mais duras vieram do ex-ministro Mendonça Filho (UB) e do deputado Ricardo Teobaldo (Podemos), que criticaram a gestão de Paulo Câmara (PSB) por perseguir gestores da oposição e governar em interesses próprios.

Agreste: A pré-candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) visitou o município de João Alfredo acompanhada da pré-candidata a deputada estadual Débora Almeida. Em seguida, visitou Limoeiro ao lado do ex-deputado José Humberto Cavalcanti e chegou a se encontrar com o prefeito Orlando Jorge. “Ouvimos e sentimos de perto as dores da nossa gente, entendendo ainda mais as necessidades e fragilidades do estado”, disse Raquel.

Eleições: O PTB de Pernambuco vai oficializar a pré-candidatura do pastor Wellington Carneiro ao Governo do Estado. A candidata a vice-governadora será a advogada trabalhista Carol Tosaka, que atua em Petrolina. O pastor Wellington pretende entrar na disputa para representar o eleitorado evangélico.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: divulgação.