Bolsonaro diz que fala de Lula sobre ajuda a sequestradores foi um aceno ao crime organizado

Bolsonaro diz que fala de Lula sobre ajuda a sequestradores foi um aceno ao crime organizado

Coluna do Diego Lagedo: O discurso do ex-presidente Lula em visita a Maceió, Alagoas, continuou dando o que falar no começo dessa semana. Isso porque Lula afirmou que atuou junto ao então ministro da Justiça e ao então presidente Fernando Henrique Cardoso para que os sequestradores de Abílio Diniz fossem soltos da prisão.

Em um concurso com os seus apoiadores, Bolsonaro afirmou que os sequestradores, que Lula chamou de jovens que cometeram um erro, haviam praticado outro sequestro 60 dias antes e que esse crime exige preparação, não sendo realizado por impulso. Além disso, os sequestradores estavam pedindo trinta milhões de dólares para soltar o empresário.

Bolsonaro questionou os apoiadores sobre o motivo de Lula ter soltado essa fala agora, tendo em vista que o PT negou envolvimento com o caso por muitas décadas. Segundo o presidente da República, Lula estaria mandando um aceno ao crime organizado com a sua fala e a mensagem é que estão juntos: “Ele deu um recado para todos os narcotraficantes e bandidos do Brasil: ‘Estamos juntos'”, disse Bolsonaro.

A associação do PT com o sequestro de Abílio Diniz por um grupo internacional terrorista de esquerda apareceu na campanha presidencial de 1989, mesmo ano do sequestro, o que aumentou a rejeição a Lula em São Paulo. Também voltou a circular na campanha de 1998, mas o PT sempre negou qualquer associação com o fato, mesmo que os sequestradores tivessem materiais de campanha do PT em posse.

O fato mais grave aparece agora, pois Lula confessou que atuou para pedir a libertação dos sequestradores, que acabaram sendo extraditados para os seus países. O fato é muito grave e está no mesmo patamar do assassinato do prefeito Celso Daniel, que continua sem uma solução definitiva até hoje.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: PR.