Oposição colhe saldo positivo das festas de São João

Oposição colhe saldo positivo das festas de São João

Coluna do Diego Lagedo: Após dois anos sem a festa mais típica do Nordeste do Brasil, o país pôde voltar a comemorar o São João. Esse festejo teve um tempero a mais nesse ano eleitoral, a política. Em Pernambuco, o destaque foi todo para os pré-candidatos de oposição, enquanto o pré-candidato do governo continuou apagado.

Caruaru continuou sendo o grande destaque do São João de Pernambuco e do Nordeste. Meses antes do festejo, todas as pousadas já estavam esgotadas e o público foi imenso. Mesmo não estando mais à frente da prefeitura, é inegável que o destaque na cidade ainda é Raquel Lyra (PSDB), que é pré-candidata ao Governo e deixou seu vice à frente da cidade.

Quem também aproveitou o São João de Caruaru foi Anderson Ferreira (PL), mas de uma forma totalmente diferente. Anderson participou da motociata que Bolsonaro fez em Caruaru e teve a honra de seguir na moto do presidente, ganhando grande destaque no evento. Além disso,ele também acompanhou o sanfoneiro Gilson Machado Neto por diversas agendaa no estado.

Miguel Coelho, junto com o atual prefeito de Petrolina Simão Durando, conseguiu alcançar o grande feito de transformar a maior cidade do sertão pernambucano em um grande polo do forró no Nordeste. O festejo em Petrolina reuniu mais de 100 mil pessoas em uma única noite, mostrando que o crescimento da infraestrutura da cidade também foi acompanhado pelo crescimento da cultura.

Todos os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco circularam por diversas cidades que seguem a tradição junina e isso é reflexo da eleição desse ano. Mas o bom mesmo foi poder ver que o povo nordestino voltou a viver uma vida normal e poder seguir suas tradições festivas.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Fotos: reprodução.