Mendonça Filho aparece em primeiro lugar em pesquisa para o Senado

Mendonça Filho aparece em primeiro lugar em pesquisa para o Senado

Coluna do Diego Lagedo: O ex-ministro da Educação Mendonça Filho (UB) apareceu em primeiro lugar na pesquisa do Real Time Big Data que avaliou as intenções de voto para o Senado Federal em Pernambuco. No levantamento, ele ficou com 23% das intenções de voto.

Chama a atenção o fato de Mendonça estar à frente do ex-senador e ex-ministro Armando Monteiro (PSDB), que ficou com 21% das intenções de voto. Além disso, Mendonça também ficou à frente de Teresa Leitão (PT), pré-candidata da Frente Popular com 10% das intenções de voto. O pré-candidato de Bolsonaro, ex-ministro Gilson Machado (PL), apareceu com 8% das intenções de voto. Já o pré-candidato de Marília Arraes (SD) ao senado, André de Paula (PSD), apareceu com 6%.

O mais interessante nessa pesquisa é que Mendonça não lançou pré-campanha para o Senado e não está se movimentando nesse sentido, sendo mais provável que ele dispute um mandato para deputado federal. Mesmo assim, o trabalho que ele já tem prestado para a população pernambucana como ministro, governador, vice-governador e deputado ainda está vivo na mente dos eleitores.

Vale lembrar que, em 2018, mesmo sofrendo ataques de Humberto Costa (PT), de Jarbas Vasconcelos e do PSB, Mendonça quase alcançou o posto de senador. O político mineiro Magalhães Pinto costumava dizer que “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Não se pode negar que Mendonça seja uma boa opção para o Senado nesse ano. Será que teremos uma reviravolta no pleito?


Pesquisa Para o Senado:

Mendonça Filho (União Brasil): 23%

Armando Monteiro(PSDB): 21%

Teresa Leitão (PT): 10%

Gilson Machado (PL): 8%

André de Paula (PSD): 6%

Eugênia Lima (PSol): 1%

Brancos/nulos: 14%

Não sabem/não responderam: 17%

Pesquisa Estimulada para o Governo de Pernambuco:

Marília Arraes (Solidariedade): 27%

Raquel Lyra (PSDB): 18%

Anderson Ferreira (PL): 12%

Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (União Brasil): 10%

João Arnaldo (PSol), Wellington Carneiro (PTB) e Jones Manoel (PCB): 1%

Esteves Jacinto (PRTB), Jadilson Bombeiro (PMB) e Claudia Ribeiro (PSTU): 0%

Brancos/nulos: 9%

Não sabem/não responderam: 11%

Pesquisa Espontânea para o Governo de Pernambuco:

Marília Arraes (Solidariedade): 11%

Raquel Lyra (PSDB): 7%

Anderson Ferreira (PL): 4%

Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (União Brasil): 3%

Brancos/nulos: 15%

Não sabem/não responderam: 57%

Dados da Pesquisa: O Real Time Big Data fez o levantamento entre os dias 24 e 25 de junho, tendo ouvido 1,5 mil eleitores pernambucanos por telefone. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código PE-06668/2022. O índice de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.