Miguel Coelho faz escolha estratégica com representante do agreste para vice

Miguel Coelho faz escolha estratégica com representante do agreste para vice

Coluna do Diego Lagedo: A campanha de Miguel Coelho (UB) fez um grande suspense antes de anunciar o nome que ocuparia a vaga de vice-governador na sua chapa. Até a véspera do evento realizado nessa quinta-feira (30), a única informação que era oficialmente divulgada era que a vice seria composta por uma mulher.

No meio político, já se sabia que o nome escolhido era o da deputada Alessandra Vieira (UB), o que foi oficializado por Miguel. Entretanto, o que é mais interessante observar é que o ex-prefeito de Petrolina selecionou uma vice extremamente estratégica para a sua campanha.

O grande diferencial de Alessandra Vieira é que ela é uma mulher na política com força no agreste de Pernambuco, mais especificamente na região do Polo das Confecções. De origem humilde, ela é casada com o empresário e ex-prefeito Edson Vieira, considerado por muitos a liderança mais forte de Santa Cruz do Capibaribe. Com sua escolha, Miguel fortaleceu a rivalização com Raquel Lyra (PSDB), que também tem o diferencial de ser uma mulher forte do Agreste.

Porém, é importante observar que o agreste também será muito disputado pelas outras chapas que irão disputar o Governo de Pernambuco em 2022. É o caso da chapa que será formada pelo PSB, que terá Danilo Cabral à frente, sendo este originário de Surubim. A chapa de Anderson Ferreira (PL) também contará com uma forte presença na região ao ser composta por Gilson Machado Neto (PL), que é oriundo de Gravatá e deve disputar o Senado.

Miguel mostra que está trabalhando com estratégia para montar o maior palanque de oposição no estado e que, comendo pela beirada, pode concorrer com os palanques mais nacionalizados. Para o equilíbrio perfeito da sua chapa, só falta encontrar um recifense competitivo para disputar o Senado e o nome perfeito para essa missão seria o do ex-ministro Mendonça Filho (UB).


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: reprodução.