Mendonça Filho deve ser destaque na disputa para deputado federal em Pernambuco

Mendonça Filho deve ser destaque na disputa para deputado federal em Pernambuco

Coluna do Diego Lagedo: Poucos políticos em Pernambuco podem ostentar um currículo tão vasto como Mendonça Filho (UB), que já foi deputado estadual, secretário de estado, deputado federal, vice-governador, governador e ministro da Educação. Mais recentemente, Mendonça entrou em duas disputas que elevaram ainda mais o seu nome como representante da oposição no estado, a disputa pelo Senado em 2018 e pela Prefeitura do Recife em 2020.

Com o nome em alta, Mendonça ficou em primeiro lugar em todas as pesquisas em que foi cotado para o Senado na eleição de 2022. Entretanto, o projeto dele, já consagrado em convenção partidária, é disputar um novo mandato para deputado federal para renovar as suas forças em Brasília, onde continua sendo muito influente.

As últimas disputas majoritárias devem garantir um número elevado de votos de opinião para Mendonça nesse ano, principalmente no Recife, mas ele também está montando um palanque eleitoral forte no Agreste, onde conta com prefeituras fortes como a de Belo Jardim e a de Bezerros. Com essa base forte, é previsível que Mendonça passe de 120 mil votos na eleição desse ano.

Quem lembra da postura combativa de Mendonça como líder da oposição na Câmara dos Deputados sabe da importância de Pernambuco ter um representante como ele em Brasília. Nesse ano, o União Brasil deve fazer entre dois e três deputados federais e ninguém tem dúvidas que Mendonça estará entre os deputados federais mais votados do estado.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: reprodução.