Anderson chega com força na eleição para o Governo do Estado

Anderson chega com força na eleição para o Governo do Estado

Coluna do Diego Lagedo: O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), foi o grande beneficiado com a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL. Isso porque Anderson já presidia o PL em Pernambuco e conseguiu manter o controle da sigla no estado, coisa que também era almejada por outras lideranças Bolsonaristas de Pernambuco.

Sendo o representante oficial do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco e tendo o ex-ministro Gilson Machado Neto disputando o Senado para a sua chapa, Anderson conseguiu dirimir qualquer divisão dentro da militância bolsonarista e se tornar o líder dessa bancada no estado. Isso também o alçou definitivamente à condição de candidato, tendo em vista que, até então, ele vinha negociando com Raquel Lyra (PSDB) para saber quem seria a cabeça da chapa em uma eventual união.

Com Bolsonaro ao seu lado, Anderson pôde se lançar no processo sem precisar investir em uma junção com outras chapas, coisa que dificilmente aconteceria. Outro gol de placa que Anderson fez foi ao conquistar o posto de coordenador da campanha de Bolsonaro em Pernambuco para o seu irmão, André Ferreira (PL).

O único bloco bolsonarista que não entrou no seu partido no estado foi o dos deputados do PP, que são representados, principalmente, por Clarissa Tércio, Pastor Cleiton Collins, Michele Collins e o pastor Junior Tércio. Porém, esse grupo divergente não representa risco para a representatividade de Anderson entre bolsonaristas, que realmente abraçaram seu projeto.

Anderson chega forte na disputa eleitoral, estando empatado em segundo lugar em algumas pesquisas. Sem sombra de dúvidas, isso se deve à associação com o nome do presidente Jair Bolsonaro e é mais do que suficiente para que ele chega ao segundo turno na eleição desse ano, se conseguir expandir ainda mais o seu eleitorado.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: divulgação.