Bolsonaro mostra força e levanta Anderson no agreste de Pernambuco

Bolsonaro mostra força e levanta Anderson no agreste de Pernambuco

Coluna do Diego Lagedo: No último sábado (17), o presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve em Pernambuco para mais uma agenda eleitoral. Dessa vez, Bolsonaro fez uma motociata em um trajeto já conhecido, percorrendo a rodovia que liga Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru.

A região é importantíssima para a economia do estado, tendo em vista que é um polo nacional de confecções e exemplo de desenvolvimento econômico no semiárido nordestino. Na noite do mesmo dia, Bolsonaro também participou da Marcha para Jesus no município de Garanhuns.

Como sempre, os eventos realizados por Bolsonaro foram acompanhados de uma legião de apoiadores. Os eleitores do presidente participaram dos atos em motos, carros e até mesmo à pé. Esse volume de apoio nas ruas comprova a força de Bolsonaro como liderança de rua no Brasil e o coloca muito à frente do seu principal adversário, o ex-presidente Lula (PT).

Os candidatos locais apoiados por Bolsonaro também ganharam grande destaque na visita do presidente. Anderson Ferreira (PL), que disputa o Governo de Pernambuco, foi o grande beneficiado do ato, tendo estado ao lado do presidente durante todo o tempo. Outra figura ligada ao presidente que também pôde comemorar o sucesso do evento foi o ex-ministro Gilson Machado Neto (PL), que disputa o Senado Federal.

Nas pesquisas eleitorais, as intenções de voto de Anderson Ferreira e de Gilson ainda estão aquém do potencial eleitoral trazido pelo presidente Jair Bolsonaro. No entanto, é possível que o eleitor bolsonarista venha a optar por apoiar os candidatos de Bolsonaro na reta final da eleição. O ato realizado por Bolsonaro reforça muito a chapa local, que tem plenas chances de chegar ao segundo turno.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sextasendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: Hermes Costa Neto/divulgação.