Raquel Lyra aposta no Recife para chegar ao segundo turno

Raquel Lyra aposta no Recife para chegar ao segundo turno

Coluna do Diego Lagedo: A ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) é uma unanimidade em Caruaru, o que lhe deu uma sólida projeção na disputa pelo Governo de Pernambuco nesse ano. Por algum tempo, Raquel conseguiu ficar em primeiro lugar nas pesquisas, passando para o segundo lugar após a entrada de Marília Arraes (SD) na disputa.

Com a posição na segunda colocação já consolidada, Raquel precisa apenas manter o status quo para concorrer ao segundo turno. Para isso, a força que ela tem no agreste é fundamental, mas Raquel também está fazendo outra aposta totalmente acertada em sua campanha.

A ex-prefeita tem investido bastante tempo no Recife, maior colégio eleitoral do estado e cidade onde ela ainda tem espaço para crescer. Para isso, tem contribuído muito o fato da sua vice, Priscila Krause (Cidadania), ser amplamente conhecida e bem avaliada na capital.

A título de exemplo, na última terça-feira (20), Raquel visitou os bairros de Brasília Teimosa, Ibura de Baixo, Cohab, Vila Três Carneiros, Monte Verde e as URs 1, 3 e 5, áreas densamente povoadas na capital.

As pesquisas apontam que o candidato que alcançar entre 18 e 20% dos votos já tem acesso garantido ao segundo turno, tendo em vista a pulverização de candidatos fortes na faixa dos 10 a 16% das intenções de voto. Portanto, se Raquel conseguir ampliar o seu eleitorado atual, será uma forte concorrente ao Governo de Pernambuco no segundo turno.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sextasendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: divulgação.