Anderson Ferreira tem um grande desafio na reta final da campanha

Anderson Ferreira tem um grande desafio na reta final da campanha

Coluna do Diego Lagedo: O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), está fazendo uma excelente campanha para o Governo de Pernambuco. Entretanto, é inegável que os seus adversários também têm uma sólida força eleitoral em todo o estado.

Enquanto Anderson era mais conhecido na Região Metropolitana do Recife, Miguel Coelho (UB) tinha sua base em Petrolina, Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru e Danilo Cabral (PSB) em Surubim. Além deles, apenas Marília Arraes (SD) já era conhecida em todo o estado. Após o início da campanha, todos os candidatos se esforçaram para ampliar os seus eleitorados em todas as regiões do estado.

Apesar de ter adversários tão fortes, Anderson contou com o grande diferencial de ser o candidato apoiado pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Apenas isso já é o suficiente para levar um candidato ao segundo turno na eleição atual, tendo em vista que Bolsonaro tem um bom quinhão eleitoral no estado.

Na reta final da campanha, o grande desafio para Anderson Ferreira é garantir que todos os eleitores pernambucanos que vão votar no presidente Jair Bolsonaro também votem nele para governador. Para isso, é necessário fazer um último trabalho de convencimento, tendo em vista que nem sempre esse apoio vem de forma automática ou é aceito de cima para baixo, visto o que aconteceu na eleição para prefeito do Recife em 2020.


Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sextasendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Foto: Hermes Costa Neto/divulgação.