“A orla de Boa Viagem não suporta mais esse descaso da Prefeitura”, diz Alcides Cardoso

“A orla de Boa Viagem não suporta mais esse descaso da Prefeitura”, diz Alcides Cardoso

O vereador do Recife Alcides Cardoso (DEM) criticou o prefeito João Campos pela demora em iniciar a obra de requalificação dos quiosques da orla de Boa Viagem, já anunciada, e cobrou soluções urgentes para o descaso e estado de abandono dos equipamentos, nesta quinta-feira (08/07).

“O prefeito João Campos precisa resolver, a orla de Boa Viagem não suporta mais esse descaso e abandono”, afirmou. “O Projeto Orla Viva, de reforma dos 60 quiosques presentes nos oito quilômetros das orlas de Boa Viagem e do Pina, foi anunciado em novembro de 2020, mas até agora nada foi feito, a obra não saiu do papel”, disse.

Ao visitar a orla e conferir de perto a situação dos quiosques, o democrata lembrou que, em novembro de 2020, a PCR anunciou o Projeto Orla Viva para reformar os equipamentos com custo zero para o município, tendo em vista que a iniciativa privada iria financiar a requalificação através de parceiros comerciais.

O parlamentar também reforçou que a última reforma realizada nos quiosques ocorreu em 2009 e, desde então, nenhuma nova intervenção foi feita para minimizar os danos ao longo do tempo. Segundo ele, esse descaso é determinante para a queda no turismo na capital pernambucana, agravada inclusive pela pandemia da Covid-19.

“A praia de Boa Viagem é um cartão-postal da nossa cidade, atrai muitos turistas, mas esse abandono prejudica diretamente o turismo, afasta as pessoas. Em um momento de tentarmos recuperar as perdas causadas pela pandemia, não podemos aceitar esse descaso. A Prefeitura precisa resolver esse problema com urgência”, ressaltou.

De acordo com Alcides Cardoso, os equipamentos apresentam vários problemas estruturais, como elétricos, de encanação, ausência de lonas, pintura estragada, falta de lixeiras, fiação expostas, entre outros. “Nem precisa entrar em um dos quiosques para constatar a situação deplorável em que se encontram”, pontuou.

O democrata destacou, ainda, que o Projeto Orla Vida foi aprovado depois de três anos de estudos técnicos, audiências públicas e reuniões entre barraqueiros e poder público, e que, por a Prefeitura não ter custos com a obra, não entende as razões para tanta demora. Ele disse que pretende solicitar informações à PCR sobre o impasse.

“Se o projeto será bancado pela iniciativa privada, sem custos para o município, por que a obra não começou? Nada justifica essa demora, ainda mais considerando que o projeto foi aprovado há mais de seis meses”, questionou. “Como sempre, a Prefeitura faz muita propaganda, mas a transparência com a população não existe. Esse abandono com a orla precisa acabar e eu vou cobrar soluções”, completou.

Crédito da Imagem: Phillipe Jonathan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *