Entre os dias 21 e 28 de agosto, acontece a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, a edição deste ano tem por tema “A Lei Brasileira de Inclusão é 10: Nenhum Direito a Menos!”, em alusão à primeira década de vigência da LBI (Lei nº 13.146/2015). A semana contará com uma programação diversa em todo o estado, envolvendo ações educativas, culturais, participativas e de fortalecimento de políticas públicas.
Para Marcos Gervasio, Superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, a edição deste ano tem um destaque especial “Chegar aos 10 anos da LBI é um marco que nos convoca a avançar cada vez mais. Com a reafirmação dos direitos. A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência é uma oportunidade de diálogo, escuta e ação concreta com a população”.
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), é a articuladora da Semana, que também conta com o engajamento das secretarias estaduais de Educação, Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas (SAS), Secretaria de Saúde, Secretaria do Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco e a participação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Diretoria Presidência da Arena da Inclusão, além da parceria com prefeituras, escolas e entidades da sociedade civil.
A Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência destacou a relevância da ação, “Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, que tem reforçado a importância da integração entre secretarias no mote de avançar juntos, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência reafirma a transversalidade dessa pauta. Estamos falando de educação, saúde, trabalho, cultura, assistência e participação social em um só movimento. Esse esforço coletivo garante não apenas visibilidade, mas também avanços concretos para as pessoas com deficiência. Celebrar os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão é reconhecer conquistas e, sobretudo, renovar o compromisso do nosso governo com nenhum direito a menos.”
Confira abaixo a programação:
Quinta-feira (21/08)
Abertura da programação com a ação: BPC na Escola, organizada pela Secretaria de Assistência Social, Combate a Fome e Política Sobre Drogas, em parceria com outras secretarias no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra, Av. Maria José Lyra, nº 140, Indianópolis, Caruaru, das 08h às 17h.
Com a Exposição “Cores, formas e sentidos: artes sem fronteiras” – Realizada na Escola Especial Ulisses Pernambucano (CEIUP), durante a manhã.
Evento de Abertura oficial da Semana Estadual, na GRE Agreste Meridional (Garanhuns), durante a manhã
Sexta-feira (22/08)
Recreação Pais e Filhos – Centro de Atendimento Educacional Especializado de Garanhuns (CAEEG), durante a manhã
Sábado (23/08)
Arena da Inclusão – Com a entrega e solicitação das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transformo do Espectro Autista e do PE Livre Acesso, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, das 08h às 16h.
Segunda-feira (25/08)
Dia D de Inclusão- Para Pessoa com Deficiência, disponibilizando serviços como: ofertas de vagas de emprego para pessoas com deficiência; atualização de cadastro no IMO; Orientação de Currículo; Orientação Profissional; MEI; JUCEPE; AGE; palestra com o ministério público sobre os direitos das pessoas com deficiência. A ação é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) Na Casa do Trabalhador, localizado na rua da Aurora, das 08h às 17h.
Apresentações do Centro Educacional Ulisses Pernambucano no Conservatório Pernambucano de Música, durante a manhã
Palestra sobre Primeiros Socorros – Centro de Atendimento Educacional Especializado de Garanhuns (CAEEG), durante a manhã.
Culminância da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, no município de Carpina, durante a tarde
Terça-feira (26/08)
Fórum de Gestores Municipais da Pessoa com Deficiência – Colégio Municipal Onze de Dezembro, na Rua Padre Galdino, Pombos.
1º Congresso do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Garanhuns (CAEEG) no AESGA Av. Caruaru, 508 – Heliópolis, Garanhuns, durante a manhã.
Culminância da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e do Agosto Literário, no EREFEM Joaquim Xavier de Brito, durante a tarde.
Quarta-feira (27/08)
Palestra da SJDH: “A Lei Brasileira de Inclusão é 10: Nenhum Direito à Menos”, realizada na OAB de Caruaru, às 8h.
Ação com o Grupo de Compositores e Foliões no CEIUP, localizado na Rua Gouvêia de Barros, 189, em Santo Amaro, Recife.
Segundo dia do 1º Congresso do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Garanhuns (CAEEG) no AESGA Av. Caruaru, 508 – Heliópolis, Garanhuns, durante a manhã.
Oficina Participação Social na Atenção à Saúde do Homem, na UNIT Recife, das 08h às 17h
Quinta-feira (28/08)
Segundo dia de Oficina Participação Social na Atenção à Saúde do Homem, na UNIT Recife, das 08h às 17h
Caminhada da Inclusão, realizada pela Secretária de Educação em Canhotinho, durante a manhã.
Diálogos com Mães Atípicas na Casa UFAPE, em Garanhuns, durante a manhã.
Palestra com estudantes de T.O. “Papel de mãe: o estigma da mãe atípica” – CEIUP / UPE (Recife)
Palestra Acessibilidade e Inclusão: Unindo pontes para uma Ipojuca mais justa e participativa, no Prédio da Orquestra Criança Cidadã, em Ipojuca, durante a manhã.
Sexta-feira (29/08)
Encontro Estadual de Coordenadores de Serviços de Reabilitação Para Pessoas com Deficiência, na Faculdade Nova Roma das 08h Às 17h.
Caminhada da Inclusão, realizada pela Secretária de Educação em Garanhuns, durante a manhã.
A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco com uma sociedade mais acessível, inclusiva e justa, colocando as pessoas com deficiência no centro das políticas públicas e do debate sobre cidadania. A celebração dos 10 anos da LBI convida toda a sociedade a refletir e agir por nenhum direito a menos.
Crédito da Foto: SJDH / LAIZ CALADO
