Administração de Fernando de Noronha e Fundação Altino Ventura promovem ação de triagem de catarata

Administração de Fernando de Noronha e Fundação Altino Ventura promovem ação de triagem de catarata

A Fundação Altino Ventura (FAV), em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Saúde, deu início ontem, 4 de novembro, a uma ação especial de triagem de catarata no arquipélago, que continuará até o dia 8 de novembro. A triagem acontece na Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos (USF), a partir das 8h, com o objetivo de atender à população local, oferecendo serviços essenciais de saúde ocular e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.

A iniciativa promove a atenção integral à saúde visual dos moradores de Noronha, oferecendo atendimento de qualidade, humanizado e em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a ação, a FAV espera atender até 300 pacientes a partir dos 55 anos, focando na identificação precoce e tratamento da catarata, uma das principais causas de cegueira no Brasil e no mundo. Para participar, é necessário apresentar RG, CPF e Cartão do SUS.

Na triagem, os pacientes recebem atendimento oftalmológico com o médico oftalmologista da FAV, Dr. Carlos Ximenes, e assistentes oftálmicos, passando por exames essenciais e palestras educativas sobre a catarata e cuidados com a visão. Os exames incluem a avaliação detalhada dos olhos, utilizando lâmpada de fenda e testes rápidos para identificar possíveis problemas visuais. Pacientes com diagnóstico de catarata serão encaminhados para a sede da FAV, em Recife, onde as cirurgias serão realizadas.

“A triagem de catarata em Fernando de Noronha representa uma excelente oportunidade para cuidar da saúde visual dos moradores da ilha”, destaca Dr. Carlos Ximenes. “Além de identificar pacientes com catarata, esta ação permite detectar outras doenças oftalmológicas que podem passar despercebidas. Realizaremos um levantamento das principais alterações encontradas nos exames, permitindo traçar um perfil epidemiológico da população local e oferecendo um importante ganho para os moradores, ao auxiliar a administração pública no desenvolvimento de estratégias mais direcionadas de promoção à saúde visual.”

Pesquisa Científica

Durante a ação, a FAV também realiza uma pesquisa científica conduzida pelo Dr. Carlos Ximenes e sua equipe. Moradores têm acesso a exames como acuidade visual, avaliação do segmento anterior, fundo de olho e medição da pressão intraocular, fundamentais para identificar sinais de catarata e outras doenças oculares, como glaucoma e degeneração macular. Este cuidado preventivo contribui para que os moradores de Noronha possam ter um envelhecimento saudável e com mais qualidade de vida.

Essa pesquisa visa proporcionar diagnósticos especializados e conscientizar a população sobre tratamentos necessários, promovendo a saúde visual e prevenindo complicações. Resultados preliminares serão divulgados para a comunidade e profissionais de saúde pública, enriquecendo o conhecimento sobre a saúde ocular em Noronha e fornecendo dados para políticas públicas mais direcionadas na região. A FAV já realizou um estudo semelhante em 1994, conduzido pelo presidente da Fundação, Dr. Marcelo Ventura, e pela presidente do Conselho Curador, Dra. Liana Ventura.

Cronograma da Ação

A ação acontece no auditório da Unidade de Saúde da Família, das 8h às 11h e das 13h às 16h, de 4 a 8 de novembro. Para participar, os moradores devem realizar o agendamento presencialmente na recepção da USF.

Número de pacientes por dia: 60 (30 por turno)

04/11 (segunda-feira): 60 pacientes
05/11 (terça-feira): 60 pacientes
06/11 (quarta-feira): 60 pacientes
07/11 (quinta-feira): 60 pacientes
08/11 (sexta-feira): 60 pacientes

Impacto esperado pela Fundação Altino Ventura

A Fundação Altino Ventura espera que essa triagem traga um impacto positivo e direto na qualidade de vida dos moradores. Com um diagnóstico e tratamento precoce, a ação visa impedir a progressão da catarata, proporcionando uma visão mais saudável para a população local.

Sobre a Fundação Altino Ventura (FAV)

Desde 1986, a Fundação Altino Ventura é referência em oftalmologia no Brasil, atuando de forma filantrópica e 100% SUS. A FAV oferece atendimento oftalmológico de excelência e está comprometida com a reabilitação de pessoas com múltiplas deficiências, atendidas em seu Centro Especializado em Reabilitação “Menina dos Olhos” (CER IV). A Fundação também investe no desenvolvimento científico e na formação de novos especialistas em oftalmologia, consolidando-se como uma das principais instituições do país no cuidado com a saúde ocular e proporcionando qualidade de vida para milhares de brasileiros.

SERVIÇO: Triagem de Catarata em Fernando de Noronha

Data: 4 a 8 de novembro de 2024
Horário: A partir das 8h
Local: Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos – USF
Número de pacientes: 300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *