Alcides Cardoso cobra mais segurança no Recife e defende armamento da Guarda Municipal

Alcides Cardoso cobra mais segurança no Recife e defende armamento da Guarda Municipal

A segurança urbana do Recife foi tema de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (DEM) nesta terça-feira (5), durante a reunião plenária remota da Câmara Municipal. O parlamentar mencionou casos recentes de violência, como o furto de um carro na Lagoa do Araçá, e cobrou mais ações do poder público para enfrentar a questão. “Venho mais uma vez cobrar segurança para o Recife. É uma vergonha que uma cidade turística não possa receber turistas”.

Alcides Cardoso cobra ação do poder público por mais segurança

No pronunciamento, Cardoso deu suas impressões sobre uma audiência pública promovida pela Casa de José Mariano na última quarta-feira (29). “Na semana passada, participei de uma audiência com a Política Militar e com a Guarda Municipal. Acredito que falta ação. No ano passado, foi dito que faltava dez mil servidores para que o Recife pudesse ter segurança – e se faz um concurso para 750”, refletiu.

O parlamentar pediu a efetiva utilização de unidades avançadas de segurança, como trailers e guaritas, defendeu o armamento da Guarda Municipal e comentou a ocupação de terrenos e de quiosques da Orla de Boa Viagem por pessoas em situação de rua e movimentos de pessoas sem teto. “O que eles querem é moradia, ter o lugar deles. Mas o lugar deles não é ali. O terreno tem dono. Falta o Governo resolver”.

Autor do requerimento da audiência do dia 29 de setembro, o vereador Paulo Muniz (SD) concordou com o colega. Em um aparte, o parlamentar indicou descontentamento com a Secretaria de Defesa Social do Estado. “Precisamos mandar quatro e-mails para a SDS responder [ao convite para a audiência]. Eles não enviaram um representante da Polícia Civil. Não cumpriram a única promessa objetiva que fizeram, de que no dia 1º de outubro aumentariam o policiamento na orla. Eu passei a tarde e a noite do sábado na orla e não vi um policial. A situação é estarrecedora. O 19º Batalhão, que cuida de sete bairros, está sucateado”.

O vereador Fabiano Ferraz (Avante) também se colocou a favor do armamento da Guarda Municipal do Recife. “Tenho certeza de que a Guarda Municipal tem muito a contribuir. Sou um defensor da Guarda Municipal e sei que a Prefeitura precisa investir e capacitar. Entrei com um pedido de abertura da Frente Parlamentar para discutir o porte de arma para integrantes da Guarda e estou aguardando o prazo regimental da Casa. Temos que dar celeridade a essa questão”.

Foto: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *