Após denúncias de desmatamento, Alcides Cardoso visita obras do Parque das Graças

Após denúncias de desmatamento, Alcides Cardoso visita obras do Parque das Graças

O vereador Alcides Cardoso (DEM) visitou, no começo da manhã desta terça-feira (12/04), o canteiro de obras correspondente à primeira etapa do Parque das Graças, na Zona Norte do Recife, projeto que é parte do Parque Capibaribe e foi anunciado e iniciado pela Prefeitura do Recife (PCR), no último dia 12 de março. A visita do parlamentar ocorreu após várias denúncias de grande retirada de mangue por moradores do bairro, que repercutiram muito nas últimas semanas.

“Recebemos várias denúncias de moradores do bairro, assim como vídeos e fotos nas nossas redes sociais, mostrando o desmatamento de um grande trecho de mangue na margem do rio, entre as pontes da Torre e Capunga”, explicou. “Viemos conferir o que está sendo feito, pois trata-se de uma área com biodiversidade e que gera impacto ambiental. Inclusive, presidirei uma audiência pública virtual no próximo dia 22, às 15h, sobre o Parque das Graças e convido a todos para participar e debater este projeto”, disse.

Segundo a Prefeitura, o investimento no Parque das Graças é de aproximadamente R$ 43 milhões e a entrega da primeira etapa está prevista para 2023. O projeto conta com playground, áreas de ginástica e piquenique, tirolesa, espaços de convivência próximos às pontes da Torre e Capunga, parcão, mirantes e área de refúgio da fauna. A Autarquia de Urbanização do Recife (URB), que desenvolve o empreendimento, informou que a obra é dividida em quatro etapas e seis trechos.

O democrata destacou que, por se tratar de um projeto complexo em um dos bairros mais importantes do Recife e envolver um grande volume de recursos públicos, a obra do Parque das Graças será fiscalizada com bastante frequência e firmeza. Além disso, Alcides Cardoso ressaltou que, em oito anos de gestão, o PSB não fez nada pela recuperação do rio Capibaribe e que não basta apenas anunciar um projeto pomposo, e sim pensar em soluções de recuperação do rio.

“O prefeito João Campos disse, ao anunciar o projeto, que o Parque das Graças será o ‘coração do Parque Capibaribe, numa cidade que nasceu do rio e que por muitas vezes deu as costas ao rio’. Ele está certo, a gestão PSB, de fato, nunca se preocupou com o Capibaribe e deu as costas ao rio”, declarou. “Não basta apenas anunciar obras como esta, o Capibaribe necessita com urgência de um projeto de recuperação e despoluição, ele não aguenta mais tanta sujeira e esgoto”, cobrou Cardoso.

Durante a visIta ao canteiro de obras, Alcides Cardoso foi recebido por um engenheiro civil do consórcio responsável pelo projeto. O parlamentar ouviu explicações sobre o que está sendo executado nos trechos 1 e 2 e foi informado que, inicialmente, está sendo concluída a limpeza da margem. Além disso, foi informado sobre os métodos construtivos adotados para preservar o mangue, como passarelas sobre o leito do rio e um píer, dentre outros pontos técnicos.

“Serão R$ 43 milhões investidos, dinheiro público que precisa dar o retorno que a população do Recife precisa e merece. Não podemos ver um filme repetido de obras do PSB que jamais foram concluídas e estão sendo investigadas pelos órgãos de fiscalização, inclusive no próprio Capibaribe”, pontuou Alcides Cardoso. “Vamos fiscalizar cada centavo desse valor anunciado, a população pode ter certeza de que faremos inspeções constantes neste projeto, estaremos vigilantes todo o tempo”, reforçou.

Foto: Phillipe Jonathan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *