Barroso suspende desocupação de áreas invadidas pelo MST, MTST e outros coletivos

Barroso suspende desocupação de áreas invadidas pelo MST, MTST e outros coletivos

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira (3) a suspensão por seis meses de ordens ou medidas de desocupação de áreas que já estavam habitadas antes de 20 de março do ano passado, quando foi aprovado o estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19.

Pela decisão, ficam impossibilitadas “medidas administrativas ou judiciais que resultem em despejos, desocupações, remoções forçadas ou reintegrações de posse de natureza coletiva em imóveis que sirvam de moradia ou que representem área produtiva pelo trabalho individual ou familiar de populações vulneráveis”. É o caso de imóveis ocupados por movimentos como MST e MTST. O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto atuou como amicus curiae no processo.

O ministro também suspendeu o despejo de locatários de imóveis residenciais em condição de vulnerabilidade por decisão liminar, ou seja, sem prévia defesa, antes mesmo do devido processo legal. O conceito de vulnerabilidade será analisado caso a caso pelo magistrado que atuar na situação concreta.

Barroso deferiu parcialmente a cautelar em ação apresentada pelo PSOL (ADPF 828) para, segundo ele, “evitar que remoções e desocupações coletivas violem os direitos à moradia, à vida e à saúde das populações envolvidas”.

O prazo de seis meses será contado a partir da decisão “sendo possível cogitar sua extensão caso a situação de crise sanitária perdure”, destacou o ministro.

Foto: ABr.

One thought on “Barroso suspende desocupação de áreas invadidas pelo MST, MTST e outros coletivos

  1. PARABÉNS AO BOM SENSO DA OPOSIÇÃO
    RECIFENSE PROVANDO QUE ESTÃO REALMENTE PREOCUPADOS COM S SAÚDE DA POPULAÇÃO.
    NA CONTRAMÃO TEMOS A CPI – CABARÉ DAS PROSTITUTAS IDIOTIZADAS DO SENADO FEDERAL.
    COMPONENTES DA CPI – DO SENADO:
    *SENADÔ VAGABUNDO PERNÓSTICO;
    *SENADÔ GAZELA SALTITANTE DPVAT MÚMIA DA ODEBRECHT;
    *SENADÔ PEDÓFILO AMAZONENSE;
    *SENADÔ OTU MEDICÚ;
    *OUTROS.
    😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *