Cabo de Santo Agostinho recebeu ação de limpeza de praia em  combate ao lixo no mar

Cabo de Santo Agostinho recebeu ação de limpeza de praia em combate ao lixo no mar

Neste domingo (21), o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto TerraMar (GIZ/MMA), em parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Consórcio Portal Sul, e Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco (SEMAS/PE) realizou um mutirão de limpeza na Praia de Gaibu.

A ação tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas, além de promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância de combater o lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades.

Cerca de 40 voluntários e a equipe organizadora percorreram toda faixa de areia da praia recolhendo resíduos sólidos. Um deles foi Edelfan Batista Pedrosa, membro da Associação de Catadores e Artesãos da Nova Vila Claudete (Nova ClauRecicla). “A expectativa nessas ações é sempre boa porque traz consciência para as pessoas sobre o ato de não só depositar os materiais no lixo, mas separar esses resíduos. Já participei de outras ações como essa e são muito boas”.

Após a coleta foi feita uma triagem do material recolhido e os dados obtidos foram registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, a fim de integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. Os resíduos recicláveis foram encaminhados para a Associação de Catadores da Vila Nova Claudete (Nova ClauRecicla). Já o lixo (material não reciclável) vai para o CTR Candeias – Ecopesa Ambiental.

As informações geradas na ação de limpeza permitem avaliar e monitorar os tipos de material encontrado e identificar suas possíveis fontes e origens, de forma a orientar políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.

De acordo com o analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Bruno Abe Saber, acontecem mais 44 mutirões nas duas regiões de abrangência do Projeto TerraMar. “Em cada cidade fazemos duas rodadas de mutirão. A previsão é voltarmos para Pernambuco em março do ano que vem para refazer a ação e comparar os dados”.

A atividade foi realizada observando os cuidados necessários contra a disseminação da covid-19, como a utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento entre as pessoas. Todos os participantes também realizaram o teste de detecção de covid RT-PCR antes do início do mutirão.

O prefeito do Cabo, Keko do Armazém, disse que o município está honrado em participar do mutirão. “Essa ação é muito importante. Estamos fazendo, no ponto final da chegada do lixo ao mar, mas o lixo vem das ruas. Todo mundo espera que o serviço público faça a nossa parte de limpeza, mas se não houver a contrapartida da população, este processo não funciona”.

A ação integra esforços para implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM). Os mutirões de limpeza permitem o fortalecimento de parcerias entre instituições públicas, privadas e sociedade civil na agenda do Combate ao Lixo no Mar.

A ação, realizada em municípios dos estados da Bahia e do Espírito Santo (região dos Abrolhos) e de Alagoas e Pernambuco (região da Costa dos Corais), é promovida pelo MMA, no âmbito do Projeto TerraMar, uma parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade – ICMBio e a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH.

Combate ao Lixo no Mar
O Plano de Combate ao Lixo no Mar, inédito no País, foi lançado pelo MMA em março de 2019. A estratégia contempla ações que vão desde a gestão de resíduos sólidos até ações de limpeza de praias, rios e mangues, com gestão dos resultados para melhoria contínua, com o objetivo de aprimorar a qualidade ambiental nas cidades e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Foto: Léo Domingos PMCSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *