Datafolha evidencia liderança de Mendonça entre o eleitor de direita do Recife

Datafolha evidencia liderança de Mendonça entre o eleitor de direita do Recife

A pesquisa realizada pelo Datafolha para analisar a intenção de voto do candidatos a prefeito do Recife mostrou um quatro em que o candidato Mendonça Filho é o mais bem posicionado dentre os eleitores de direita na capital.

Nesta pesquisa, Mendonça tem a preferência de 16% do eleitorado, estando em empate técnico com Marília Arraes na disputa por uma vaga para o segundo turno. Porém, Marília e João Campos tem uma parcela ínfima do eleitorado de direita e, ao menos dentre os eleitores mais politizados, Mendonça não disputa voto com os primos do clã Arraes.

Dentre a direita, além de Mendonça com 16%, há a Delegada Patrícia Domingos com 10%, Marco Aurélio com 2% e o Coronel Alberto Feitosa com 1%. Portanto, até o momento, a direita tem, somada, 29% das intenções de voto, contra 40% de João Campos e Marília Arraes. Para chegar ao segundo turno, Mendonça precisa atrair eleitores que atualmente pretendem votar em Patrícia Domingos e os que votarão branco/nulo e indecisos.

A seu favor, Mendonça tem o segundo maior tempo de propaganda eleitoral obrigatória na disputa, atrás apenas de João Campos. Esta ainda é uma ferramenta muito importante para se chegar ao eleitor e Mendonça precisará utilizá-la para convencer o eleitorado que votou em Jair Bolsonaro em 2018 a se unir em torno da sua candidatura para que a direita chege ao segundo turno e tenha chances de vencer.

Também é um ponto favorável o fato de ter a maior experiência eleitoral e de gestão dentre todos os candidatos após 34 anos de vida pública, tendo assumido o primeiro mandato em 1987. Isso ficou evidente pelo fato de ele ter saído na frente na campanha, tendo enchido as ruas do Recife com suas bandeiras e militância desde o primeiro dia, o que exige uma grande organização por parte do candidato.

Caso consiga unir o eleitor de direita e chegar ao segundo turno, Mendonça disputará uma eleição plebiscitária entre a esquerda a direita, entre quem é contra ou a favor do presidente Jair Bolsonaro, entre quem está satisfeito e quem quer mudar a gestão no Recife e entre quem prefere um candidato sem experiência ou um extremamente experiência. O desafio é conseguir que o eleitor insatisfeito entenda tudo isso em apenas 45 dias de campanha.

Foto: divulgação/Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *