DEM foi o partido que mais cresceu em prefeituras no Brasil

DEM foi o partido que mais cresceu em prefeituras no Brasil

Como diz a sabedoria popular, o mundo dá voltas. Em setembro de 2010, Lula, no auge da sua popularidade, falou “Precisamos extirpar o DEM da política brasileira”.

Em 2010, o DEM era o único partido que fazia uma oposição mais ferrenha ao PT, com o PSDB atuando de forma mais tímida. Dois anos após a fala de Lula, o DEM, antigo PFL, chegou ao menor patamar de prefeituras da sua história até então, contando com apenas 276.

De lá para cá, o PT entrou em uma espiral da morte, caindo de 630 prefeituras em 2012 para apenas 183 em 2020, ano em que, pela primeira vez, não conquistou nenhuma capital.

Já o Democratas, que Lula tentou extirpar, teve o maior crescimento absoluto de prefeituras entre todos os partidos, saindo de 266 prefeituras para 464. Isso fez com que o partido saltasse para o quinto lugar em número total, sendo superado apenas pelo MDB, PP, PSD e PSDB.

O Democratas também está empatado no segundo lugar com o PSDB entre os partidos que conquistaram mais capitais. Serão comandadas pelo DEM as prefeituras de Curitiba (PR), Florianopólis (SC), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Definitivamente, 2020 não foi o ano do PT e dificilmente eles conseguirão se recuperar para vencer uma eleição presidencial em 2022.

Foto: Luis Macedo/divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *