Deputados e Senadores tomam posse no Congresso Nacional

Deputados e Senadores tomam posse no Congresso Nacional

Posse no Congresso Nacional. Brasília está fervendo com a abertura da 57ª legislatura na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Nesta quarta-feira (01/02),a partir da posse dos novos parlamentares, as atenções ficam voltadas para a escolha dos presidentes das Casas e os ocupantes de cargos nas Mesas Diretoras no biênio 2023-2024. O mercado está agitado, e as negociações entre as legendas que pleiteiam espaço foram intensas nos últimos meses, sobretudo a partir de meados de janeiro.

Leia também: Prefeitura de Jaboatão inicia consulta popular

Eleição e posse no Congresso Nacional

Após a posse no Congresso Nacional, começa oficialmente a disputa pelas presidências de comissões permanentes, a exemplo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); relatorias de projetos legislativos considerados estratégicos para o Congresso Nacional, como as da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que trata diretamente do Orçamento da União; e distribuição de cargos.

Disputa na mesa diretora

Entre os deputados, a recondução de Arthur Lira (PP-AL) à presidência é dada como certa. Muito se deve a sua habilidade no trato com os colegas e expertise com o manuseio do Regimento Interno da Câmara. O alagoano tem como rival, porém sem perspectiva de vitória, Chico Alencar (PSol-RJ) e Marcel Van Hatemm (Novo-RS).

Entre os Senadores

Com a posse no Congresso Nacional, a eleição da Mesa também chega ao Senado. Na “Casa Alta”, deve ser reeleito o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), embora a candidatura de Rogério Marinho (PL-RN) tenha ganhado corpo desde o fim de semana, com acenos de PL, PP e Republicanos em bloco e de nomes do PSDB, Podemos e União Brasil, partido de Davi Alcolumbre (AP). Vamos agudar para ver.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *