Dia Internacional da Mulher: um case empresarial de sucesso

Dia Internacional da Mulher: um case empresarial de sucesso

Conta-se uma história que no dia 25 de março de 1911, um incêndio atingiu uma fábrica têxtil em Nova York. Neste incidente, cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Por isso, foi criado o “Dia internacional da mulher” para lembrar e homenagear aquela data que marcou a trajetória das lutas femininas ao longo do século XX, durante a Segunda Guerra Mundial.

Bem antes do incêndio, durante a Segunda Guerra Mundial, houve lutas que também propiciaram a criação da data. No final do século XIX, grupos femininos de operárias protestavam em países da Europa e nos Estados Unidos por melhores condições de trabalho, redução na jornada de trabalho e salários justos, além do fim da exploração infantil.

Desde 1960, a comemoração do dia 8 de março já era tradicional, mas só em 1975 o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU, que declarou o Ano Internacional das Mulheres, para atuar no combate às desigualdades e discriminações em todo mundo.

Um exemplo de maior participação feminina no mercado empresarial a ser citado é o do Grupo Alpha, um grupo educacional do Recife idealizado por duas mulheres, as CEOs Luciana Vitor e Suelandre Gonsalves. O Grupo iniciou suas operações em 2012 e, hoje, detém de 90% da sua gestão liderada por mulheres, além de ser coordenado com a participação de 10% de homens. O Grupo empresarial vem dando certo, sob ótica feminina da qual é perceptiva e persistente, além de outros atributos, e galgando dia a dia seu crescimento e conquistando resultados positivos no quesito educação de qualidade. Os cargos são estratégicos e vão desde diretores, gestores acadêmicos e gestores administrativos.

Para Priscila Santana, Diretora de Marketing do Grupo Alpha, é muito gratificante fazer parte do quadro funcional da empresa. “Assumir um cargo de gestão tão importante no Grupo Alpha é uma realização desafiadora, por isso, me sinto grata e realizada pelo trabalho que exerço com tanto afinco. É um orgulho saber que além de mim, temos na instituição outras gestoras empoderadas compondo o quadro da empresa. Que ‘Case de sucesso’. A prova disso é o nosso crescimento gradual”, ressaltou a gestora.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *