Efeitos da quarentena devastaram a renda das famílias brasileiras

Efeitos da quarentena devastaram a renda das famílias brasileiras

A pandemia de Covid-19 atingiu diretamente a economia brasileira. Especialistas do FMI afirmam que a América Latina terá a pior recessão da história, com um recuo de 9,4% no PIB da região.

Apesar de o Governo Federal ter concedido diversos auxílios para a população visando amenizar os efeitos da crise econômica que surgiu com a pandemia, o impacto da quarentena atingiu inevitavelmente a renda das famílias brasileiras, como mostra o consultor empresarial e educador financeiro, Luiz Moura:

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, realizou recentemente um diagnóstico cujo objetivo foi o de aferir a renda do trabalhador brasileiro em tempos de pandemia. Observou-se que no geral a renda caiu e os brasileiros no mês de maio, receberam 82% dos seus proventos habituais”, observou Luiz Moura.

Porém, muito pior do que ter a renda afetada pela quarentena é não ter renda nenhuma. Segundo dados do IPEA, proximadamente 3,5 milhões de domicílios brasileiros (5,2%) não tiveram como renda em maio apenas o auxílio emergencial e 21,4 milhões dos domicílios (32%) tiveram nenhuma renda no período. “Esse desastre econômico já anunciado, comprometerá as futuras gerações no que tange ao ingresso no mercado de trabalho, aumentando o sub-emprego e a informalidade”, afirmou o consultor empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *