Estudantes do Paulista participam do Projeto Observando os Rios

Estudantes do Paulista participam do Projeto Observando os Rios

Estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irmã Assunta, em Maria Farinha, na cidade do Paulista, participaram nesta sexta-feira (28.10), do primeiro dia de realização do Projeto Observando os Rios. O trabalho é pautado nas análises físico-químicas da água e no cuidado com o manguezal.

A garotada teve uma vivência prática no manguezal, aprendendo um pouco sobre esse ecossistema e a importância da sua biodiversidade. Em seguida, a água do Rio Timbó foi coletada para a realização das análises. A inspeção ficou a cargo dos próprios alunos e os resultados foram interpretados em conjunto.

O Projeto Observando os Rios acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, o Espaço Ciência, a Escola Irmã Assunta e a ONG SOS Mata Atlântica. A próxima coleta e análises serão realizadas no dia 25 de em novembro, seguindo o fluxo da Lua. Às 9h, o trabalho será na unidade de ensino, e, às 10h. A opção pela data é por conta das condições favoráveis da maré para o trabalho de campo.

O estudante Luís Henrique Chaves vivenciou a ação científica. “É muito legal fazer trabalhos assim. Apendemos como analisar a saúde da água de um rio com reagentes. Se a água ficar transparente significa que está boa, e se ficar vermelha significa que a área está contaminada e necessita de limpeza e preservação ambiental. Também aprendemos sobre o manguezal e que as sementes dele caem na água formando outros manguezais e que as plantas absorvem o sal e os nutrientes do solo nessas áreas, fornecendo alimentos aos bichos que vivem nele como os caranguejos e aratus”, explicou o aluno.

Foto: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *