Há dez anos, Pernambuco perdia José Mendonça, o Mendonção

Há dez anos, Pernambuco perdia José Mendonça, o Mendonção

No dia 24 de abril de 2011, há exatamente 10 anos, Pernambuco perdeu o deputado José Bezerra Mendonça (DEM), o Mendonção, pai do ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), que faleceu aos 75 anos de uma infecção generalizada.

Natural de Belo Jardim, José Mendonça ficou conhecido como a Baraúna do Agreste, pela importância que exercia na política daquela região do estado.

Formado na Faculdade de Direito do Recife, exerceu três mandatos de deputado estadual entre 1967 e 1979 e oito mandatos de deputado federal entre 1979 e 2011. Ao longo da sua carreira, sempre seguiu a mesma corrente política e partidária conservadora, tendo feito parte da ARENA, PDS, PFL e DEM.

Também foi apontado como o articulador da União Por Pernambuco, aliança entre o MDB e o PFL que derrotou Miguel Arraes e elegeu Jarbas Vasconcelos governador e Mendonça Filho vice. Também era sogro do atual deputado Augusto Coutinho (SD) e avô do vereador do Recife Rodrigo Coutinho (SD).

Casado com Dona Fana, filha e irmã dos fundadores da Baterias Moura, da qual também foi sócio-fundador, José Mendonça deixou seis filhos e muitos netos.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *