Hemope recebe foliões solidários do Bloco Galo da Madrugada neste sábado

Hemope recebe foliões solidários do Bloco Galo da Madrugada neste sábado

Os foliões do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, estarão participando de uma grande ação pré-carnavalesca promovida pelo Hemope, para incentivar a população a doar sangue. A ação está programada para começar a partir das 7h45, do próximo sábado (03/02), no Hemope Recife, que fica localizado no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife.

O presidente do bloco, Rômulo Menezes, diretores, o porta-estandarte, passistas e outros integrantes do Galo comparecerão à sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). A campanha, organizada por um grupo de funcionários e foliões do Galo, trata-se de uma ação humanitária que reflete o espírito solidário do bloco.

A supervisora de captação de doadores de sangue do Hemope, Josinete Gomes, explicou que o período carnavalesco é crítico para a manutenção do estoque de sangue, pois muitas pessoas viajam ou se envolvem em festas e deixam de doar. Além disso, há um aumento do risco de acidentes e de demanda por transfusões.

“É importante lembrar que o carnaval é uma festa de grande aglomeração, além de que muitas pessoas também pegam a estrada. Então a gente está mais exposto a uma situação de acidente e todas as emergências têm que estar prontas para atender uma necessidade para o uso do sangue. Por isso a chamada à população antes do carnaval, para que realize sua doação”, afirmou Josinete Gomes.

De acordo com o Hemope, a expectativa é receber 8 mil doadores durante a campanha carnavalesca.  Até agora, no mês de janeiro, mais de 7 mil doadores compareceram ao hemocentro. “A campanha pré-carnavalesca do HEMOPE está linda e só temos a agradecer aos nossos doadores, mas ainda precisamos de mais sangue para este período”, explica a presidente do HEMOPE, Raquel Santana.

Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, neste último caso, desde que a primeira doação no Hemope tenha sido feita até 60 anos. Pesar, no mínimo, mais de 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado e apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *